domingo, 14 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Mais de mil pessoas são beneficiadas com exame de legislação

O Detran-AM conseguiu reduzir o tempo de espera dos alunos entre as aulas de legislação e a realização da prova teórica. Vagas foram abertas para dar celeridade ao processo.
COMPARTILHE
legislação

Desde agosto o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passou a realizar exames de legislação aos sábados. Até o final de setembro, 1.101 alunos conseguiram fazer a prova teórica, que é pré-requisito para a fase prática do processo de primeira habilitação.

Os exames estão sendo realizados na sede do órgão, localizada na avenida Mario Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10, na zona centro-sul de Manaus. A opção de utilizar os sábados surgiu devido à paralisação do Detran no auge da pandemia de Covid-19 e à retomada gradual dos atendimentos, o que gerou um fila de 13 mil exames de legislação represados.

Com a realização das provas de legislação aos sábados, o Detran-AM conseguiu reduzir o tempo de espera dos alunos entre as aulas de legislação e a realização da prova teórica e, consequentemente, o início da fase prática do processo de habilitação.

“A ideia da realização dos exames aos sábados surgiu em virtude da necessidade do Detran oferecer, com maior celeridade, a realização dessas provas aos alunos. Atualmente, com as adequações realizadas, o candidato que marcar a primeira prova poderá fazê-la em, aproximadamente, 11 dias. Antes, o prazo chegava a ser de até 70 dias”, esclareceu Wendell Menezes, controlador regional de trânsito do Detran-AM.

Agendamento

As vagas foram ampliadas para o mês de outubro e novembro. Os alunos que quiserem antecipar o exame teórico devem procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde concluíram as aulas teóricas de legislação. A autoescola vai entrar em contato com o Detran-AM e verificar a disponibilidade de vagas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Vamos continuar trabalhando para que possamos diminuir ainda mais o tempo de espera. O objetivo é que as pessoas possam fazer esse exame de formação teórica dentro de um prazo razoável, para dar continuidade e concluir todo o processo o quanto antes”, concluiu Menezes.

Outubro

Para outubro, o Detran-AM disponibilizou mais 797 vagas para os sábados. Esse número pode aumentar até o encerramento do mês.

A cada sábado, são disponibilizadas entre 80 e 412 vagas, a depender da demanda repassada pelas autoescolas.

As provas são realizadas das 8h30 às 16h30.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE