quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

CONTRA O TEMPO

Edital para dragagem dos rios Amazonas e Solimões sai nesta quarta (19/6)

Serão investidos R$ 505 milhões em obras para recuperar a capacidade de navegação dos rios, essenciais para o transporte de pasageiros e mercadorias.
COMPARTILHE
Dragagem da parte norte do rio Madeira pode atingir até 4 quilômetros, sugere estudo (Foto: Divulgação)
A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos – como terra, areia, rochas e lixo – dos rios, garantindo a segurança no tráfego das embarcações

Os ministérios dos Transportes e dos Portos e Aeroportos lançam nesta quarta-feira (19/6) os editais para contratação da empresa que realizará a dragagem dos rios Madeira e Amazonas, prometidas desde o ano passado.

A cerimônia, com a presença dos ministros Renan Filho e Silvio Costa Filho, ocorrerá às 19h30 (horário de Brasília), no auditório do Ministério dos Transportes.

Serão investidos R$ 505 milhões em obras para recuperar a capacidade de navegação dos rios, essenciais para o transporte de pessoas e mercadorias.

A iniciativa ocorre no momento que aumentam as previsões de forte seca para este ano, o que deve afetar o transporte de petróleo, combustível, gás, alimentos e produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Com os rios em processo de vazante, o governador Wilson Lima voltou a cobrar o cumprimento da promessa de dragagem ao governo federal.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O edital prevê a contratação para dragagem nas áreas de Tabatinga-Benjamin Constant, Codajás-Coari, Benjamin Constant-São Paulo de Olivença e Manaus-Itacoatiara, com sinalizações adequadas.

A previsão é que o processo esteja finalizado até julho, com um contrato de 5 anos, permitindo um trabalho contínuo e evitando novos certames em caso de nova vazante.

Além da dragagem, a empresa vencedora realizará estudos fluviais e ambientais na região.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE