segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

ELEIÇÕES 2024

Ipen registra terceira pesquisa para prefeito de Manaus

COMPARTILHE
pesquisa Ipen para prefeito de Manaus

O Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) registrou na última segunda-feira (10/06) sua terceira pesquisa para prefeito de Manaus este ano. No valor de R$ 24.000,00, pago pela empresa Elizabeth N. de Souza & Cia Ltda, a pesquisa irá entrevistar 1.000 eleitores de Manaus, em pontos de fluxo, no período de 10 a 19 de junho.

O grau de confiabilidade indicado é de 95% e a margem de erro de 3,09%.

A pesquisa, no entanto, apesar de ter sido registrada no dia 10 de junho, desconsiderou a pré-candidatura do professor Gilberto Vasconcelos (PSTU), lançada pela legenda no dia 3 do mesmo mês.

No questionário a ser apresentado aos eleitores, são feitas apenas quatro perguntas: um pergunta espontânea sobre quem irá votar para prefeito; uma estimulada apresentando os nomes de Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT), Maria do Carmo (Novo), Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza); Em quem não votaria de jeito nenhum, apresentando os mesmos nomes e qual a opinião sobre a administração do prefeito David Almeida, se péssima, ruim, regular, boa ou ótima.

Fontes de dados da pesquisa Ipen

No registro da pesquisa, protocolada com o número AM-08938/2024, a empresa informa que utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abril de 2024 para as variáveis de controle do levantamento.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

No entanto, já estão disponíveis dados mais atualizados, de maio de 2024.

As pequenas diferenças verificadas nas variáveis sexo e idade estão dentro da margem de erro de 3,09% . No entanto, refletiu no número de entrevistas a serem realizadas com eleitores entre 16 e 24 anos.

Confira os comparativos dos dados utilizados pelo Ipen

A utilização de base de dados desatualizadas já provocaram problemas para a empresa. As verificadas na primeira pesquisa Ipen para prefeito de Manaus registrada neste ano sob o número AM-01476/2024), por exemplo, levaram o Avante a solicitar o acesso ao banco de dados da pesquisa, e ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados do levantamento.

Na segunda pesquisa (AM-06369), algumas bases de dados foram atualizadas pela empresa, que também ajustou o questionário apresentado ao eleitor a fim de melhor medir a intenção de voto dos eleitores da cidade.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE