segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

EDUCAÇÃO

Inep indica que 52% das crianças no Amazonas foram alfabetizadas em 2023

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações estaduais de 2023. No Amazonas, a avaliação contou com a participação de 76% dos alunos das redes públicas.
COMPARTILHE
Em todos os municípios do Amazonas houve aumento de crianças alfabetizadas (Foto: Foto: Eliton Santos / Semed)
Em todos os municípios do Amazonas houve aumento de crianças alfabetizadas (Foto: Foto: Eliton Santos / Semed)

Em 2023, 52% das crianças das redes públicas do Amazonas atingiram o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.

Os dados foram divulgados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, apresentado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores no Palácio do Planalto.

A meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os estados e o Distrito Federal, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, visava retomar o patamar de 2019, que era de 44%.

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações estaduais de 2023. No Amazonas, a avaliação contou com a participação de 76% dos alunos das redes públicas, utilizando o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), com matrizes de provas alinhadas ao Saeb 2º ano.

Dos 62 municípios amazonenses, nove alcançaram mais de 60% de alunos alfabetizados, e cinco municípios – Anori, Itamarati, Japurá, Novo Airão e Novo Aripuaña – superaram 70% de alfabetização.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Governo Federal  avaliou 76% dos alunos das redes públicas no Amazonas (Imagem: Ministério da Educação)
Governo Federal avaliou 76% dos alunos das redes públicas no Amazonas (Imagem: Ministério da Educação)

Metas futuras

Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas de alfabetização, visando que, até 2030, todas as crianças nas redes públicas brasileiras estejam alfabetizadas, superando 80% de alunos alfabetizados nas avaliações. Esse padrão é baseado na escala do Saeb, com 743 pontos indicativos de alfabetização, conforme a Pesquisa Alfabetiza Brasil conduzida pelo Inep em 2023.

O progresso do Amazonas demonstra um avanço significativo, indicando que o estado está no caminho certo para atingir as metas estabelecidas e contribuir para a melhoria da educação no Brasil.

Levantamento sobre Alfabetização Infantil

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) também está conduzindo um levantamento detalhado abrangendo os 62 municípios do Amazonas sobre o andamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, especialmente após as perdas significativas causadas pela pandemia de COVID-19.

A coleta de dados será realizada por meio de questionários enviados diretamente às prefeituras. O objetivo é avaliar as ações já implementadas pelos municípios, o impacto dos investimentos e identificar possíveis falhas na execução do programa

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE