domingo, 14 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Governo do Amazonas discute avanços no Cadastro Ambiental Rural

Amazonas busca avançar no Cadastro Ambiental Rural, principalmente, nas áreas de maior pressão de desmatamento, na região conhecida como arco do desmatamento.
COMPARTILHE
sema

A implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Amazônia foi a pauta principal de uma reunião entre o novo diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batmanian, e representantes da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), em Brasília.

O Governo do Amazonas esteve representado pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, que participou da reunião enquanto vice-presidente da Abema, ao lado da então presidente, Mauren Lazzaretti, secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso.

“Nós trouxemos para o novo diretor do SFB essa preocupação com o CAR, para que a gente possa avançar nessa agenda, em especial, nas áreas de maior pressão para o desmatamento, como o sul do Amazonas, onde a predominância das ocorrências de ilícitos são em áreas federais, e também no norte do Mato Grosso”, disse o secretário.

O SFB é responsável, em nível federal, por apoiar a implantação, gerir e integrar as bases de dados ambientais do CAR, junto aos Órgãos Gestores do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que deve passar por adequações, de acordo com Taveira.

“Foi uma reunião bem produtiva, em que saímos com o compromisso alinhado de melhorar o Sicar, tornando-o mais amigável, em especial, para a análise dinamizada do processo. A gente espera avançar nessa questão, sobretudo, nos assentamentos do Incra [Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária] e demais áreas federais”, completou.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Leia Mais:

COMPARTILHE