segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Governador lança R$ 8 milhões para o Esporte e mira em Olimpíadas de 2024

Nesta sexta-feira, também começou o pagamento do edital Bolsa Esporte Estadual, que visa contribuir para formar mais atletas amazonenses em competições.
COMPARTILHE
Esporte

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (03/03), um pacote de investimentos na área esportiva que soma R$ 8,4 milhões para incentivar atletas e a realização de práticas de esportes por crianças e jovens.

O planejamento inclui o lançamento dos projetos Formando Campeões e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, com o apoio imediato a 14 atletas amazonenses pré-olímpicos.

“A gente está muito otimista, e a partir de hoje o Estado está assumindo a responsabilidade junto a esses atletas de ter uma equipe exclusiva para a preparação para as Olimpíadas (de Paris), inclusive com bolsa. Estamos contratando esses atletas e eles ficarão aqui na Vila Olímpica recebendo esse treinamento e toda essa orientação, juntamente com seus treinadores, para que possam ser classificados para as Olimpíadas.”

Wilson confirmou o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022. Também faz parte do pacote a ampliação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci. Os investimentos serão executados pela Fundação Amazonas de Alto Redimento (Faar).

Amazonas nas Olimpíadas de Paris

Inicialmente, 14 atletas com índices pré-olímpicos receberão incentivos do Governo do Amazonas para que possam se preparar para representar o estado nas Olimpíadas de Paris 2024, nas modalidades westling, lançamento de dados, arremesso de peso, basquete 3×3, arco e flecha e natação.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

O intuito é viabilizar condições de treinamento e preparação para atletas se tornarem aptos para as competições.

Trilhando caminho rumo às Olimpíadas de Paris 2024, Pedro Nunes conheceu o atletismo aos 11 anos por inspiração do seu tio, que era atleta da modalidade.

Começando no esporte por provas de velocidades, Pedro encontrou sua paixão no lançamento de dardo, e hoje, com 23 anos, coleciona títulos nacionais e internacionais, como nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021, o Ibero-Americano Adulto 2022, onde obteve medalha de prata, e o mundial juvenil na Finlândia, onde ficou com o 5º lugar.

“Estamos vendo que o Amazonas está investindo no esporte, e isso traz segurança para competir. Paris 2023 se tornou algo mais próximo pelo investimento que o Estado está fazendo. Lá na frente a gente vai trazer esse resultado e essa vaga olímpica”, afirmou Pedro Nunes, considerado principal atleta do estado na modalidade e do ranking brasileiro e sul-americano de atletismo.

Nesta sexta-feira, também foi iniciado o pagamento do edital Bolsa Esporte Estadual 2022, que visa contribuir para formar mais atletas amazonenses no cenário nacional e internacional. Serão contemplados 89 atletas, desde a base, paratletas, de alto rendimento e alto rendimento olímpico. O novo edital – Bolsa Esporte 2023 – deve ser lançado neste semestre.

Esporte
Pedro Nunes é beneficiado com o Bolsa Esporte. (Foto: Alex Pazuello/Secom)

Leia Mais:

COMPARTILHE