A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registrou aumento de 36,52% no fornecimento de automóveis novos ao Amazonas em novembro, com relação a outubro. Na comparação com igual mês do ano anterior o índice também foi positivo, com incremento de 8,82% no envio de automóveis às concessionárias. Os resultaram ficaram acima da média nacional.
Conforme a Fenabrave, em novembro, as fabricantes forneceram pouco mais de 6 mil novos automóveis ao estado. Em outubro, esse número totalizou 4,4 mil unidades.
Em novembro de 2020 as revendedoras do estado tiveram acesso a mais de 5,5 mil veículos novos. Na comparação com o volume fornecido em novembro, o aumento foi de 8,82%.
Durante todo o ano foram fornecidos 48,7 mil automóveis, o que aponta aumento de 6,87% em relação ao registrado no acumulado de janeiro a novembro de 2020.
Montadoras reagiram
Segundo o presidente do Sincodiv-AM, João dos Santos Braga Neto, em novembro as fabricantes conseguiram atender à demanda do segmento varejista, fornecendo os veículos às lojas revendedoras das marcas.
“Hoje, as concessionárias estão abastecidas e já conseguem atender ao cliente com carros à pronta entrega. Mas, ainda não podemos afirmar que o cenário está normalizado porque qualquer entrave impacta no fornecimento. Temos expectativas positivas para os próximos meses”, comentou. “A demanda segue aquecida”, completou.
Vendas de seminovos cresceram
Levantamento da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostra que a comercialização de veículos seminovos e usados no estado cresceu 9,8% em novembro (8,5mil) frente a outubro (7,7mil). Na comparação a novembro de 2020 o volume de automóveis comercializados foi 15,9% menor.
Em relação aos demais estados da região Norte, o Amazonas registrou o segundo melhor desempenho em relação ao percentual de crescimento nas vendas de carros seminovos. O primeiro colocado no ranking da região foi Roraima com percentual de 27,3% de aumento nas vendas, no mês.
De acordo com o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o Amazonas reagiu positivamente às vendas em novembro e a expectativa é de continuidade dos resultados crescente.
“O Amazonas reagiu bem nas vendas comparando-se outubro e novembro, com um resultado positivo de 9,8% enquanto a média nacional teve uma leve variação negativa de 0,3%. Aos poucos as vendas vão se estabilizando depois de uma série de imprevistos como a Covid-19, a falta de veículos novos no mercado, variação da economia, etc”, avaliou.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: