quarta-feira, 23 de setembro de 2026

“Fim de IPI não é dor de cabeça”, diz Thomaz Nogueira sobre defesa da ZFM

Ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira diz que será preciso muita discussão até que desenho de reforma tributária preserve competitividade da ZFM mesmo sem IPI
COMPARTILHE

Indicado pelo senador Omar Aziz (PSD) como um dos interlocutores na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) nas discussões da reforma tributária anunciada pelo governo Lula, o advogado e consultor tributário Thomaz Nogueira – ex-superintendente da Suframa – disse que a manutenção da competitividade do modelo terá que fazer parte do novo desenho tributário nacional.

O governo federal estuda propor, dentro da reforma tributária, o fim do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em todo o país. O tributo é o principal diferencial competitivo da ZFM.

Ao RealTime1, Thomaz Nogueira afirma: “competitividade é o nome do jogo”.

“Uma coisa é você querer acabar com o IPI como o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, quis fazer com uma canetada. Outra é acabar com o IPI num contexto de reforma tributária. E nesse contexto a competitividade é o nome do jogo”, disse o consultor tributário.

Para ele, a reforma deve se estender por aproximadamente dez meses.

“Essa reforma não vai acontecer da noite para o dia. Vai ser preciso muita discussão entre todos para no final chegarmos a um desenho que preserve a competitividade da Zona Franca. Terminar o IPI não é a dor de cabeça. A questão é: o que nós vamos colocar no lugar?”, frisa Thomaz Nogueira.

O consultor tributário diz que, quando convocado pelo ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, vai questionar se o governo federal está construindo alternativas que contemplem a competitividade da ZFM, que tem seus incentivos garantidos pela Constituição federal.

Encontro com Alckmin

Além do ex-superintendente da Suframa, o senador Omar Aziz também indicou o nome de Pauderney Avelino para acompanhar os interesses do Amazonas no debate da nova reforma tributária.

Pauderney é ex-deputado federal e assumiu, nesta segunda-feira (23), o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

Na semana passada, ele encontrou-se com Geraldo Alckmin em Brasília (DF), onde tratou sobre o futuro da Zona Franca de Manaus no atual cenário econômico. Após a reunião, o secretário informou que ouviu de Alckmin que a reforma tributária vai preservar o principal modelo econômico do Amazonas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

COMPARTILHE