A Fecomércio Amazonas enviou, na última quinta-feira (27), carta aos senadores e deputados federais do Amazonas, na qual pede apoio ao programa “BR dos Rios“. Conforme o documento enviado, o Projeto “BR dos Rios”, deve ficar pronto no início de 2021 para atrair investimentos nas hidrovias, no transporte de cargas e proporcionar uma logística de transporte menos onerosa e mais eficiente.
Segundo o Ministério, o projeto objetiva aumentar a oferta de cabotagem, buscar investidores para a viabilização de novas hidrovias e a ampliação daquelas já em operação como Tocantins-Araguaia, Tapajós e São Francisco.
Pelos dados da ANTAQ, o país tem cerca de 27,4 mil km de rios navegáveis e outros 15,4 mil km de trechos que, com algum investimento, poderiam se tornar navegáveis. Isso integraria as redes fluviais portos, rodovias e ferrovias.
Ainda de acordo com a Federação, a cidade de Manaus é o maior centro comercial e de importações na Região Amazônica, já que o Polo Industrial de Manaus é o maior polo elétrico-eletrônico da América Latina, com o PIB de 1,5% do PIB brasileiro de elevada complexidade tecnológica superiores a muitos países com efeito exposto aos processos de competitividade internacional.
Cerca de 10% das empresas brasileiras com sistema de qualidade certificados com base nas Normas NBR ISSO 9000, estão no Polo Industrial de Manaus, o que justificaria a pré-falada recomendação.
Desta forma, a questão logística do Estado do Amazonas necessita ser tratada não só no sentido empresarial otimizando a operação de empresas em suas relações com os fornecedores e com os mercados, minimizando os custos de transporte, mas também no sentido amplo dos corredores de transportes, incluindo análise de equipamentos operacionais, que viabilizarão a localização de atividades econômicas de valor na Região.
Leia mais: