sábado, 7 de setembro de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Febraban informa que bancos vão manter feriado de carnaval

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os atendimentos serão suspensos nos dias 15 e 16 de fevereiro, com retorno aos trabalhos a partir de 12h do dia 17.
COMPARTILHE
[tta_listen_btn]
bancos funcionamento feriado carnaval

Apesar do anúncio feito pelo Governo do Estado de decidir manter as atividades e cancelar o ponto facultativo de carnaval deste ano, as agências bancárias vão manter o feriado.

A decisão é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que informou que os atendimentos serão suspensos nos dias 15 e 16 de fevereiro, com retorno aos trabalhos a partir de meio dia (horário local) da quarta-feira de cinzas, dia 17.

Conforme a Febraban, as contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Decisão pertinente

Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM), Nindberg Barbosa, a decisão da federação é pertinente ao considerar o momento de elevado índice de contaminação pela Covid-19 registrado no Amazonas e o contato constante dos profissionais com a população que vai às agências em busca de atendimento.

“Em meio ao elevado índice de proliferação do vírus estamos atendendo de forma presencial, o que tem ocasionado mortes de bancários, contaminação elevada e diversos afastamentos. Somos a favor do atendimento virtual porque diariamente temos aglomerações em frente as agências. Buscamos diálogo com o Governo do Estado, mas não fomos atendidos. Que bom que a Febraban decidiu manter o feriado”, disse.

Segundo o presidente, a agência da Caixa Econômica Federal do município de Tabatinga (distante 1.105 quilômetros) tem um quadro composto por 10 atendentes. Porém, sete foram afastados por contaminação da Covid-19 e somente três permanecem em atendimento.

“No último ofício que enviamos ao governo, há 15 dias, solicitamos que pelo menos nos incluam no cronograma inicial de vacinação contra a Covid-19. Precisamos com urgência porque lidamos diretamente com o público. Mas, até hoje não recebemos resposta”.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

COMPARTILHE