segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Escola do SESI vence prêmio de melhor projeto em Indústria 4.0

O ASAD 2023 é um evento direcionado para alunos do ensino médio, com o objetivo de desenvolver conhecimento e habilidades em Modelagem 3D, noções de programação e robótica.
COMPARTILHE
indústria SESI prêmio projeto educação
Foto: Divulgação ASAD UEA

O projeto “Cubesat para Monitoramento de Queimadas” dos alunos do Ensino Médio da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa ganhou o prêmio de melhor projeto em Indústria 4.0 na primeira edição do Amazon Stem Adventure 2023 (ASAD), realizado nos dias 30 e 31 de março pela Universidade Federal do Amazonas (UEA).

Durante o evento, os alunos do clube de ciências da escola produziram o protótipo usando modelagem 3D, programação, noções de circuito elétrico e robótica.

O objetivo do projeto é criar um pequeno satélite capaz de monitorar as condições ambientais como temperatura, umidade, fumaça e gases que podem contribuir para o combate de incêndios florestais.

“O número de incêndios florestais está aumentando em todo o mundo, causando perda de biodiversidade, impactos econômicos e danos à saúde humana. Nesse sentido, um mini-satélite impresso em 3D seria uma ferramenta eficaz para lidar com esses desafios”, explicou a professora de Ciências da Natureza, Ana Carolina Duarte, que lidera o projeto.

A fabricação digital do dispositivo possibilita que ele seja facilmente reproduzido e adaptado para atender necessidades específicas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A equipe da escola da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa foi composta pelos alunos Beatriz Coêlho e Cauê Duarte, 3º ano, Geovana Coêlho, Yasmim Cavalcante e Ana Clara da Silva, 2º ano e, Larissa Freire e Raquel Cassiano, 1º ano.

Da Redação com informações do SESI

Leia Mais:

COMPARTILHE