O Partido dos Trabalhadores (PT) aumentou em 21% o número de filiados no Amazonas. Os números comparam dados de janeiro a março deste ano com o mesmo período de 2019.
Com 22.530 mil eleitores amazonenses, a sigla do presidente Lula é o maior partido político do estado, conforme os indicadores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Social Cristão (PSC) vêm logo em seguida, com 19.122 mil e 16.568 mil eleitores filiados, respectivamente.
Mesmo em crise, em 2019, quando havia perdido as eleições para Jair Bolsonaro e enfrentava as acusações da operação Lava Jato, o PT aparecia forte no Amazonas. Era o segundo maior partido, atrás do PSC, que na época abrigou o governador Wilson Lima.
“O PT sobreviveu ao mensalão, ao petrolão e a outros escândalos, porque é um partido que possui uma base forte, nascido dos movimentos de reinvindicações sociais. Por isso, ele se mantém como um partido grande e de preferência popular”, afirma o sociólogo e cientista político, Carlos Santiago.
Entretanto, apesar de possuir um número expressivo de filiados, o PT não conseguiu eleger deputados federais, senadores e elegeu apenas um deputado estadual no Amazonas, o deputado Sinésio Campos. Os números representam uma derrota para agremiação no estado, que tinha o ex-deputado federal José Ricardo, que não conseguiu se reeleger.
Apesar de popular, o partido sofre para ganhar expressividade no Amazonas, avalia o cientista político.
“No Amazonas, o PT tem pouca movimentação social e está distante das pautas dos amazonenses. Um exemplo disso foi o Governo Federal contemplar os estados do Pará, Rondônia, Roraima e Acre com ministérios destinados à lideranças desses estados, deixando o Amazonas fora dos cargos de alto escalão”, ressaltou.
Confira os dez partidos que lideram o ranking:
| PARTIDO | N° ELEITORES – MARÇO/2023 |
| 1º PT | 22.530 mil |
| 2° PCdoB | 19.122 mil |
| 3° PSC | 16.568 mil |
| 4° MDB | 15.715 mil |
| 5° PP | 15.020 mil |
| 6° PSDB | 12.867 mil |
| 7° UNIÃO | 12.758 mil |
| 8° PODE | 11.885 mil |
| 9° PL | 11.706 mil |
| 10° PTB | 10.813 mil |
Partido de Bosco e Ricardo Nicolau liderou crescimento
De acordo com os dados do TRE-AM, o Solidariedade (SD) foi um dos três partidos que mais ganharam eleitores filiados no Amazonas, até março deste ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2019.
A sigla é liderada no estado pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, e pelo ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, que saiu derrotado das eleições para o governo do estado, em 2022.
O número de filiados ao Solidariedade cresceu mais de 165%, até março deste ano.
Depois, aparece o Patriota (PATRI) com um crescimento de 154,6% e, por último, o Podemos (PODE) que cresceu 126,7%.
| PARTIDO | N° ELEITORES – MARÇO/2019 | N° ELEITORES – MARÇO/2023 |
| 1° SD | 4.352 mil | 11.533 mil |
| 2° PATRI | 2.623 mil | 6.685 mil |
| 3° PODE | 5.243 mil | 11.885 mil |
Saída de Wilson reduz PSC
Antiga sigla do governador Wilson Lima (União), o PSC acumula a maior perda de filiados, este ano. Wilson mudou-se para o União para disputar a reeleição, ano passado.
Os partidos PCdoB e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) vêm logo em seguida.
| PARTIDO | N° ELEITORES – MARÇO/2019 | N° ELEITORES – MARÇO/2023 |
| 1° PSC | 19.144 mil | 16.568 mil |
| 2° PCdoB | 20.917 mil | 19.122 mil |
| 3° PTB | 11.322 mil | 10.853 mil |
Otávio Vislley, do RealTime1
Leia mais: