fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Simples: empresas com pendências podem ser excluídas do programa

A regularização deve ser feita até sexta-feira (29), para que a micro ou pequena empresa não seja excluída. As orientações para regularização estão disponíveis na internet.

23 de janeiro de 2021

Compartilhe

A PGFN abriu um programa de renegociação de débitos de difícil recuperação, com descontos especiais.

Quase dois terços das micro e pequenas empresas precisam regularizar pendências com o Simples Nacional para permanecerem ou aderir ao regime especial.

De um total de 178.741 pedidos de opção, 54.789 (34,5%) foram deferidos e 117.088 (65,5%) dependem de o contribuinte quitar os pagamentos em atraso ou cadastrar informações corretas.

O levantamento foi divulgado pela Receita Federal e refere-se até o dia 20.

Prazo

A regularização deve ser feita até sexta-feira (29), para que a micro ou pequena empresa não seja excluída do programa, que tem alíquotas diferenciadas e unifica o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais.

Para a regularização de pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), caso o contribuinte esteja inscrito na dívida ativa, o micro ou pequeno empresário pode gerar as guias de pagamento pela internet.

É possível pagar à vista ou parcelar os débitos em até 60 meses (cinco anos), com pagamento de multa e de juros. Em alguns casos, pode ser pedida a compensação, quando o contribuinte abate do débito tributos pagos a mais anteriormente.

As orientações para a regularização em nível federal estão disponíveis na internet.

O procedimento pode ser feito inteiramente pela internet, sem a necessidade de deslocamento a alguma unidade de atendimento da Receita Federal.

Cadastro

No caso de pendências cadastrais, a regularização pode ser feita pelo Portal da Redesim.

Sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, o Redesim simplifica procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário.

Para regularizar as pendências com os estados, o Distrito Federal e os municípios, o contribuinte deve procurar os sites dos órgãos locais.

As empresas de comércio pagam o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos estados. Os prestadores de serviço pagam o Imposto sobre Serviços (ISS), dos municípios.

O Simples Nacional unifica o recolhimento em uma única guia.

Pandemia

Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o governo federal tomou algumas medidas no ano passado para ajudar as micro e pequenas empresas.

A primeira foi a suspensão do recolhimento das parcelas de março, abril e maio do ano passado.

O vencimento foi transferido para outubro, novembro e dezembro, no caso dos tributos federais, e para julho, agosto e setembro para os impostos locais.

A Receita Federal também autorizou que as micro e pequenas empresas pedissem o parcelamento das dívidas com o Simples mais de uma vez ao longo de 2020. Pela legislação, os contribuintes inscritos no Simples podem requerer apenas um parcelamento por ano.

A PGFN abriu um programa de renegociação de débitos de difícil recuperação, com descontos especiais nas multas e nos juros.

No caso do Simples Nacional, o prazo de adesão começou em agosto e acabou em 29 de dezembro.

O micro e pequeno empresário que atrasou algum parcelamento especial ou não pagou as parcelas suspensas de março a maio de 2020 foi incluído na lista de contribuintes com pendências e precisará regularizar a situação para permanecer no Simples.

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia

Com movimento fraco durante a semana, shoppings aglomeram no sábado

Lojistas relatam que primeira semana de reabertura gradual dos shoppings teve frequência ‘tímida’ dos consumidores de segunda a sexta com registro de aglomerações no sábado.

1 de março de 2021

Com a pandemia, mais de 75 mil lojas fecharam as portas em 2020

Segundo números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados no ano

1 de março de 2021

Enquanto governo se cala, parlamentares correm para evitar prejuízos

Parlamentares do AM apostam no caminho legislativo para sustar medida que reduz Imposto de Importação sobre bicicletas e prejudica o PIM.

1 de março de 2021

Década perdida: economia só deve atingir mesmo nível de 2013 em 2023

Para a agência de riscos Austin Ratin, no cenário otimista, com expansão de 3% ao ano, a economia chega ao nível pré-crise em julho de 2023.

1 de março de 2021

Ninguém aguenta: diesel e gasolina têm nova alta nos preços

Reajuste representa a quinta alta consecutiva nos preços da gasolina e a quarta no valor do litro do diesel só neste ano. Gás de cozinha também vai ficar mais caro.

1 de março de 2021

Entrega de Declarações do Imposto de Renda começa nesta segunda

Entre as novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis.

1 de março de 2021

Suframa: ‘Prioridade é disseminar o modelo para toda a Amazônia’

Nos 54 anos da Zona Franca de Manaus, o titular da Suframa, general Algacir Polsin, falou ao RealTime1 sobre desafios ao futuro da região.

28 de fevereiro de 2021

Governo proroga prazo para recolhimento do ICMS, confira as regras

Os novos prazos contemplam os contribuintes que efetucam o pagamento do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.

27 de fevereiro de 2021