fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Febraban informa que bancos vão manter feriado de carnaval

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os atendimentos serão suspensos nos dias 15 e 16 de fevereiro, com retorno aos trabalhos a partir de 12h do dia 17.

29 de janeiro de 2021

Compartilhe

Bancos fecharão nos dias 15 e 16 de fevereiro (Foto: Reprodução)

Apesar do anúncio feito pelo Governo do Estado de decidir manter as atividades e cancelar o ponto facultativo de carnaval deste ano, as agências bancárias vão manter o feriado.

A decisão é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que informou que os atendimentos serão suspensos nos dias 15 e 16 de fevereiro, com retorno aos trabalhos a partir de meio dia (horário local) da quarta-feira de cinzas, dia 17.

Conforme a Febraban, as contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Decisão pertinente

Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM), Nindberg Barbosa, a decisão da federação é pertinente ao considerar o momento de elevado índice de contaminação pela Covid-19 registrado no Amazonas e o contato constante dos profissionais com a população que vai às agências em busca de atendimento.

“Em meio ao elevado índice de proliferação do vírus estamos atendendo de forma presencial, o que tem ocasionado mortes de bancários, contaminação elevada e diversos afastamentos. Somos a favor do atendimento virtual porque diariamente temos aglomerações em frente as agências. Buscamos diálogo com o Governo do Estado, mas não fomos atendidos. Que bom que a Febraban decidiu manter o feriado”, disse.

Segundo o presidente, a agência da Caixa Econômica Federal do município de Tabatinga (distante 1.105 quilômetros) tem um quadro composto por 10 atendentes. Porém, sete foram afastados por contaminação da Covid-19 e somente três permanecem em atendimento.

“No último ofício que enviamos ao governo, há 15 dias, solicitamos que pelo menos nos incluam no cronograma inicial de vacinação contra a Covid-19. Precisamos com urgência porque lidamos diretamente com o público. Mas, até hoje não recebemos resposta”.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Cheia dos rios afeta produção agrícola nas calhas do Purus e Juruá

Em 13 municípios, manejos que ocorrem em áreas de várzea, como o cultivo de frutas e hortaliças, e a pecuária, foram interrompidos pela elevação do nível das águas.

26 de fevereiro de 2021

IR: acaba hoje prazo para empresas entregarem informes de rendimento

Segundo a Receita, o empregador que deixar de fornecer o comprovante dentro do prazo ou fornecer com inexatidão, ficará sujeito ao pagamento de multa de R$ 41,43.

26 de fevereiro de 2021

Grileiros vendem terras públicas no Sul do Amazonas até pelo Facebook

Decisão da Justiça Federal mostra que pecuaristas estão comprando terras públicas ou de áreas de conservação ambiental a espera da MP da Grilagem

26 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros: MEI pode desburocratizar e baratear frete

Como MEI, trabalhadores autônomos poderão ter redução de 30% no pagamento de tributos e acesso à liberação de cargas por meio eletrônico.

26 de fevereiro de 2021

Índices de confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Índice de Confiança da Indústria recuou 3,4 pontos, na segunda queda consecutiva, e chegou a 107,9 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde setembro.

26 de fevereiro de 2021

13,4 milhões sem trabalho: Brasil bate recorde de desemprego em 2020

Com taxa média de desemprego de 13,5%, 2020 registrou o pior resultado desde o início da série histórica, em 2012, segundo números da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE.

26 de fevereiro de 2021

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021