fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

Bares e restaurantes podem demitir mais 10 mil nos próximos dias

Em um dia, foram 5 mil rescisões. De acordo com a Abrasel, empresas não estão pressionando por reabertura, mas sim por medidas econômicas voltadas à manutenção dos empregos.

9 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Afetado pela pandemia, setor segue em demissão em massa. (Foto: Reprodução)

Com as portas fechadas há mais de 30 dias, as empresas do segmento de alimentação fora do lar preveem a homologação de cerca de 10 mil demissões nos próximos dias. Somente nesta segunda-feira (8), o sindicato do setor efetivou cinco mil rescisões contratuais.

O número representa 12,5% dos quase 80 mil empregos diretos que o setor tinha até o fim de 2020.

A gerente executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Seccional Amazonas (Abrasel-AM), Gizelly Rebelo, explica que somente a implantação ou a continuidade de medidas econômicas voltadas à manutenção dos empregos e subsistência das empresas poderia auxiliar a continuidade dos empreendimentos.

“O objetivo não é reabrir os estabelecimentos porque entendemos a gravidade da pandemia que atinge o Estado. Queremos ajuda para o setor. Em 2020, conseguimos manter os funcionários com o auxílio do Governo Federal. Mas, esse ano ainda não tivemos qualquer subsídio e com as portas fechadas, como continuaremos pagando? ”, indagou.

Alternativas

De acordo com a gerente, a Abrasel-AM já enviou cartas apresentando alternativas de medidas econômicas aos representantes das três esferas do Poder Público. O setor aguarda resposta.

“Propomos alternativas como a isenção de impostos e a suspensão de contratos de trabalho. A adoção de medidas, pelo menos ao Amazonas, onde a pandemia está mais severa, contribuiria para a manutenção dos empregos e das empresas”, defende.

Governo federal estuda nova medida econômica

Por meio de nota o Ministério da Economia informou que a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) estuda um novo modelo para o Programa Emergencial Manutenção do Emprego e Renda (BEm) para todo o País. Porém, o Ministério não informou a previsão para a implantação do programa.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Em três anos, Bolsonaro e Guedes acumulam ataques à Zona Franca

Desde 2019, além do polo de bicicletas, segmentos de concentrados e eletroeletrônicos do PIM também já foram ameaçados por decisões tomadas por Bolsonaro e Paulo Guedes.

24 de fevereiro de 2021

‘Desconhecimento’ de Guedes sobre Zona Franca surpreende indústria

Para Federação das Indústrias, o ministro Paulo Guedes não pode afirmar que desconhece a economia local, pois a Suframa é ligada à sua pasta.

24 de fevereiro de 2021

Receita libera programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira. Prazo vai até 30 de abril.

24 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus está otimista quanto a investimentos

Empresários valorizam o incremento no número de projetos e apostam na vacinação para reiterar o combate à pandemia e retomada da economia.

24 de fevereiro de 2021

Índice de Confiança do Consumidor sobe em fevereiro

Melhoria da confiança pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

24 de fevereiro de 2021

Preocupação é manter empregos, diz Abraciclo sobre polo de bicicleta

Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.

23 de fevereiro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021

Bancada do AM e Guedes devem discutir decreto que prejudica ZFM

Parlamentares vão levar ao ministro da Economia decreto legislativo que susta a redução do Imposto de Importação sobre bicicletas.

23 de fevereiro de 2021