Presidente da CNC, amazonense José Roberto Tadros, afirmou que toda infraestrutura e capilaridade do Sistema Comércio estão à disposição do poder público municipal e estado.
Movimento SOS Manaus, da CNC, vai doar100 cilindros, além de EPIs e oxímetro (Foto: Divulgação)
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciou nesta quarta-feira (20) que está adquirindo 100 cilindros de oxigênio que serão enviados ao Amazonas .
Além disso, equipamentos de proteção individual (EPIs) e oxímetros também serão disponibilizados pela entidade em forma de doação.
Natural do Amazonas, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, se solidarizou com o povo amazonense e reafirmou que toda infraestrutura e capilaridade do Sistema Comércio, atuante em diversas regiões do estado, estão à disposição do poder público municipal e estadual, como forma de apoio no enfrentamento à covid-19.
“Essa situação não pode continuar. Oferecemos nosso apoio irrestrito às pessoas e às autoridades, para que possam ser construídas condições reais de solução dos problemas. Estamos à disposição para colaborar no que for necessário”, afirmou Tadros, mencionando a criação de um grupo de trabalho para tratar do tema na CNC e a criação do Movimento SOS Manaus.
A CNC e a Fecomércio-AM, em conjunto com seus braços sociais, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão trabalhando de forma coordenada por meio do SOS Manaus, com o objetivo de auxiliar o governo do Amazonas no atendimento a pacientes com a covid-19.
Como uma das ações desse movimento, o Sesc e o Senac Amazonas disponibilizaram quatro caminhões e uma van para o transporte de cilindros de oxigênio na região.
Os veículos conseguem levar mais de 15 toneladas de equipamentos e, até esta segunda-feira, já transportaram 2.237 cilindros para unidades de saúde da capital.
A ação visa acelerar a distribuição dos insumos, já que, por conta da grande demanda de internações por covid-19, cada vez mais pacientes vem precisando fazer o uso de ventilação mecânica e oxigênio.
Sesc e Senac têm ajudado ainda na transferência entre leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e na arrecadação e entrega de kits com lanche e água a profissionais de saúde e acompanhantes de pacientes – já foram entregues cerca de 400 kits até o momento.
Leia mais: