fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira é lançada em RO

ZDS abrange 32 municipios e foi planejada como um conjunto de ações voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico da área.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Lançamento aconteceu nesta terça-feira (14), em Porto Velho (RO) (Foto: Divulgação/Suframa)

A Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira foi oficialmente lançada nesta terça-feira (14), em Porto Velho (RO). O evento contou com a presença do vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Hamilton Mourão; do superintendente da Suframa, Algacir Polsin; da superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Louise Caroline Campos Löw; e dos representantes máximos dos Governos do Acre, Rondônia e Amazonas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e embaixadores convidados.

A Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, que abrange 32 municipios dos três estados, foi planejada como um conjunto de ações multissetoriais voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico da área. A intenção é que o projeto seja uma experiência adaptada para outras regiões emblemáticas da Amazônia.

Para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira é fruto da sinergia institucional entre os entes nacionais e do planejamento técnico baseado nos eixos ambiental, social e econômico e diferencia-se de projetos anteriores desenvolvidos na Amazônia por fortalecer a ideia de que a proteção da natureza e o progresso socioeconômico não são antagônicos nem excludentes.

O Superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou a importância das atividades centralizadas no desenvolvimento e na proteção da Amazônia. “A solução é gerar emprego e renda de forma lícita e o desenvolvimento sustentável, e cabe a todos os atores e interessados no tema convergirem conosco nesse sentido”, complementou.

A superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Low, afirmou que a ZDS é um projeto que está ancorado na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “Nós, de uma forma muito técnica, focamos em dois macroeixos, que são o desenvolvimento produtivo – com ações voltadas para a indústria, para a bioeconomia, turismo, agronegócio sustentável – e a infraestrutura econômico-urbana, trabalhando ações voltadas a telecomunicações, logística, energia e transportes”, pontuou.

Na ocasião, foi feita a assinatura da carta que apresenta a consolidação dos anseios dos atores locais dos três estados envolvidos, um compromisso para esforço conjunto visando ao desenvolvimento includente e sustentável da área.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Santander renegocia dívidas com clientes do Amazonas até 31 de março

Santander lança campanha nacional para negociação de dívidas com prazos estendidos de parcelamento e descontos de mais de 90% tanto pessoa física quanto jurídica.

19 de janeiro de 2022

Greve da Receita Federal pode gerar desemprego no PIM, alerta Cieam

Greve dos auditores fiscais preocupa o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, que teme demissão de postos de trabalho caso empresas precisem se reprogramar.

19 de janeiro de 2022

App se posiciona a favor de motoboys, após encerramento da Uber Eats

Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.

18 de janeiro de 2022

FGV recebe inscrições até sexta-feira para seleção do Censo 2022 do IBGE

FGV inscreve online para mais de 206 mil vagas para o recenseamento que deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o País, de acordo com projeção do IBGE.

18 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas investe na piscicultura familiar de Iranduba

Fomento abrange desde entrega de alevinos e kits de análise de água a assistência técnica e compra de pescado. Ao todo, foram beneficiados 700 piscicultores do estado.

18 de janeiro de 2022

Com 70,9% das famílias devendo, país encerra 2021 com recorde de endividados

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

18 de janeiro de 2022

Servidores federais realizam ato contra ‘congelamento salarial’

Protestos acontecem em frente ao edifício-sede do Banco Central, em Brasília. Mobilização de servidores federais pede reestruturação de carreiras e reajuste salariais.

18 de janeiro de 2022

Anac autoriza redução no número de comissários em voos da Gol e Azul

Decisão leva em consideração "o recente e ainda crescente surto da variante ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes".

18 de janeiro de 2022