fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Humaitá será projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira

Município é um dos sete do Sul do estado que estão na área de abrangência do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do Leste do Acre e 12 do Noroeste de Rondônia.

18 de outubro de 2021

Compartilhe

Representantes da Suframa e do Calha Norte estarão no município nesta terça-feira (Foto: Reprodução)

No objetivo de promover ações para impulsionar o Desenvolvimento da Região Amazônica e vislumbrando a possibilidade de Humaitá tornar-se um projeto-piloto da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira, na terça-feira (19), uma comitiva da Suframa, liderada pelo superintendente da Zona Franca de Manaus, Algacir Polsin, e integrantes do Calha Norte estarão no município do Rio Madeira reunindo-se com representantes de instituições privadas e públicas do Amazonas para discutir ações de fomento ao desenvolvimento regional.

Polsin explica que a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (antiga Amacro) é um projeto idealizado para implementar “sinergia interinstitucional a nível regional e nacional com fins de viabilizar o tripé do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e econômico) na região em que o projeto for implantado”. As iniciativas priorizam os eixos de Desenvolvimento Produtivo (Agronegócio, Indústria, Bioeconomia, Turismo) e Infraestrutura Econômica e Urbana (Logística e Transporte, Energia, Telecomunicações.

“Nessa visita prospectiva ao município de Humaitá, queremos iniciar algumas ações com o propósito do município se tornar parte de um projeto-piloto da Abunã-Madeira. A ideia é viabilizar a verticalização da cadeia produtiva do agronegócio na região, com fins de vencer as dificuldades operacionais e barreiras logísticas, e, de forma efetiva, conseguir gerar o desenvolvimento almejado como forma de minimizar as desigualdades regionais”, detalha o superintendente.

No dia 19, pela manhã, o primeiro compromisso é uma reunião de alinhamento interinstitucional na Prefeitura, com o prefeito José Cidinei Dedei Lobo e representantes da Câmara de Vereadores, do Comando do 54º Batalhão de Infantaria de Selva; e do comércio humaitaense. Em seguida, no auditório da prefeitura de Humaitá ocorrerá uma apresentação de perspectivas da Abunã-Madeira para o município, além de algumas ações previstas de desenvolvimento sustentável idealizadas por instituições parceiras.

De tarde, haverá exposição do “case” do Projeto Escola Modelo, no Frigorífico Amazonas. De lá, a comitiva da Autarquia segue para Porto Velho, onde será realizada (no dia 21) reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa.

Humaitá é um dos sete municípios do Sul do Amazonas (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã) que está na área de abrangência geográfica do projeto Abunã-Madeira, juntamente com 13 cidades do Leste do Acre e 12 do Noroeste de Rondônia. Só na Região Sul do Amazonas são 242.645 mil habitantes, equivalente a 17% da população do Estado.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021