Nos meses de janeiro e fevereiro, as vendas do setor varejista do Estado cresceram 28,4% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE.
Resultado é mais que o dobro registrado pelo estado de Roraima (Foto: Reprodução)
Em fevereiro, o comércio do Amazonas registrou o maior crescimento do país no volume de vendas, no acumulado dos dois primeiros meses do ano. De acordo com os números da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE, nos meses de janeiro e fevereiro, as vendas do setor varejista do Estado cresceram 28,4% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado é mais que o dobro registrado pelo estado de Roraima, segundo do ranking, que cresceu 12,4% no mesmo período.
Considerando o crescimento da receita nominal de vendas, o comércio do Amazonas também alcançou o maior índice (33,6%) entre os Estados e DF, no acumulado do ano primeiro bimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Após o Amazonas, Roraima (25,8%) e Mato Grosso (21,3%) alcançaram os maiores avanços.
Na comparação com fevereiro de 2021, momento das maiores restrições para o varejo, em razão da pandemia de Covid-19 no Estado, houve crescimento de 21,5% nas vendas. O resultado também representa a maior variação, no volume de vendas na comparação com os Estados e Distrito Federal. Os melhores resultados foram os do Amazonas (21,5%), Roraima (17,8%) e Acre (16,5%).
Em relação a janeiro, mês que havia sido negativo (-2,2%), as vendas do comércio local tiveram registrou crescimento de 1,8%. Também houve alta na receita nominal de vendas do comércio amazonense (2,6%).
Já no acumulado em 12 meses, o avanço é de 5,4%
Fonte: IBGE Amazonas
Leia mais: