fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

‘Tesoura federal’ confisca 75% dos recursos do Polo Industrial de Manaus

Segundo o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, ao logo de 54 anos de existência, Polo Industrial é atacado e esbarra em entraves que impedem o desenvolvimento regional

8 de julho de 2021

Compartilhe

Constantes ataques do governo federal à ZFM afetam o desenvolvimento regional. (Foto: Reprodução)

Os constantes ataques direcionados pelo governo federal contra o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foram atribuídos pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, como os motivadores dos entraves ao avanço da cadeia produtiva e dos indicadores de desenvolvimento na Amazônia.

De acordo com Nelson Azevedo, ao longo de 54 anos de existência, o modelo ZFM é abatido por constantes confiscos de recursos gerados pelo setor industrial, comprometendo o desenvolvimento regional.

“Os baixos indicadores de desenvolvimento existente na Amazônia são consequência imediata do confisco federal de 75% da riqueza gerada na região pelo setor produtivo da ZFM”, disse o empresário.

Azevedo destaca que as perseguições ao modelo industrial, no estado, sempre existiram por motivos diversos, que segundo ele, se resumem em uma mistura de fatores negativos.

 “Os motivos nem sempre foram os mesmos. Mas todos são um cardápio de incompreensão, de desconhecimento e muitos de pura má fé”, comentou.

A ‘nova tesoura federal’ ataca o polo de bebidas

Na análise de Azevedo, o anúncio feito pelo ministro da economia Paulo Guedes, que propõe reduzir os incentivos fiscais do polo de bebidas como medida para ampliar a redução do imposto de renda de pessoa jurídica, foi clara e deixou explícita a intenção prejudicial ao setor de concentrados.

“Dessa vez ficou bem claro que o alvo preferencial da ‘tesoura federal’ é o setor de concentrados, objeto recente de definições tributárias do próprio gabinete do poder executivo. A razão é simples: é o setor que mais exporta, que mais gera emprego no interior, que mais prioriza qualificação de nossos jovens e fomento ao empreendedorismo marcado pela sustentabilidade”, frizou.

Reforma tributária e preservação da ZFM

Para o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Martinho Luís Azevedo, a reforma tributária é necessária, da mesma forma que a preservação do setor industrial e da mão-de-obra empregada, no estado. Para isso, ele afirma que é imprescindível vontade política e orientações técnicas.

“A reforma tributária precisa acontecer, mas é preciso, com base em análises técnicas, chegar a propostas que preservem a indústria local. Uma boa medida política seria a simplificação do recolhimento de tributos, facilitando a relação do contribuinte com o fisco. Isso ajudaria muito o ambiente de negócios”, analisou o economista.

Ministério silenciou mais uma vez

Questionado sobre o anúncio feito pelo ministro Paulo Guedes, a assessoria do ministério informou:

“O Ministério da Economia não comenta atos ou normas que não estejam oficialmente publicados”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inédito: Garantia Safra beneficiará produtores afetados pela cheia

O Amazonas entra para o Fundo Garantia Safra, com dezesseis municípios, sendo sete da Bacia do Juruá, e nove do Alto Solimões.

24 de julho de 2021

Logística e maior cobrança de ICMS encarecem preço do gás de cozinha

O Amazonas tem a maior cobrança de ICMS em relação aos demais estados da região Norte, com alíquota de 18%. Sefaz afirma que Petrobrás continuará reajustando os preços.

24 de julho de 2021

Carrefour promove semana dedicada a contratação de pessoas com deficiência

Com a iniciativa, o Carrefour contribui para a inclusão profissional de grupos minorizados, reforçando o compromisso com a valorização e aumento da diversidade.

23 de julho de 2021

Produção nacional de aços tem queda de 1,97% em junho, diz associação

Apesar da pequena queda, com exceção ao mês de maio, o índice segue em nível nunca alcançado na série histórica com início em fevereiro de 2009.

23 de julho de 2021

Secretário de Guedes quer “passar a faca” no Sistema S; indústria reage

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia quer destinar R$ 6 bilhões em recursos do Sistema S para inclusão de jovens carentes no mercado de trabalho.

23 de julho de 2021

Nova Era oferece produtos a partir de R$ 1,99 neste fim de semana

Campanha “Zera Estoque Nova Era” vai acontecer durante este sábado (24) e domingo (25), na unidade do superatacado localizada na Avenida Torres, zona centro-sul de Manaus.

23 de julho de 2021

Prévia da inflação oficial fica em 0,72% em julho, aponta IBGE

Sete dos nove grupos de despesa analisados na pesquisa tiveram alta de preços na prévia de julho, com destaque para habitação, cuja taxa de inflação chegou a 2,1% no período.

23 de julho de 2021

Crises e automatização motivaram queda de empregos na indústria do AM

Demanda crescente por modernização dos processos exige maior qualificação profissional, impactando cada vez mais o indicador 'emprego da mão-de-obra'.

23 de julho de 2021