fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Novo ataque à ZFM mobiliza mais uma vez parlamentares do AM

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

23 de junho de 2021

Compartilhe

Causou forte reação entre os parlamentares amazonenses a aprovação pelo Senado, na noite desta terça-feira (22), da Medida Provisória 1.034/2021, que altera três aspectos tributários em vigor: aumenta a tributação sobre o lucro dos bancos, reduz os benefícios tributários da indústria química e retira a isenção sobre combustíveis e derivados na Zona Franca de Manaus (ZFM). É esse último item que tem tirado a bancada do Amazonas no Congresso Nacional do sério. A mudança tributária é encarada como um novo ataque do Governo Federal ao modelo econômico local.

___

TENTATIVA EM VÃO

A bancada amazonense no Senado tentou em vão agir contra a MP 1.034/2021, no trecho que retira a isenção sobre combustíveis e derivados na Zona Franca de Manaus (ZFM), durante sessão que atravessou a noite desta terça-feira (22). Coordenador da bancada no Congresso, o senador Omar Aziz (PSD) avisou na sessão da CPI da Covid que teria que se ausentar para acompanhar a votação da MP. Tanto Omar quanto os outros senadores amazonenses, Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB), se pronunciaram contra a mudança, que acabou sendo aprovada.

INCONSTITUCIONAL

Quando passou pela Câmara dos Deputados, a Medida Provisória também causou a reação de parlamentares amazonenses. O vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PL) apresentou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que comprova que a medida é inconstitucional. “O STF decidiu que a equiparação da venda de fora da ZFM para dentro da ZFM com exportação é de natureza constitucional e, constando da Constituição Federal, não pode ser mudada por uma Medida Provisória”, disse o parlamentar.

___

PROMESSA DE VETO

A decisão do Supremo apresentada por Ramos afirma que “resta claro que, para todos os efeitos fiscais, a venda de mercadorias destinadas à Zona Franca de Manaus equivale à exportação de produto brasileiro ao estrangeiro”. O esforço de Marcelo Ramos na ocasião também se mostrou infrutífero, a exemplo da tentativa dos senadores na noite desta terça (22). O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou, entretanto, que o Executivo deverá vetar o trecho que se refere à Zona Franca.

___

NÃO É CONFIÁVEL

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) manifestou seu repúdio tanto à decisão da Câmara quanto à decisão do Senado. O deputado estadual lembrou que a Câmara garantiu que o Senado iria derrubar o trecho sobre a ZFM, mas o Senado não derrubou e prometeu que o presidente vai vetar. “E se, de repente, o presidente tiver um momento de raiva do senador Omar Aziz e do senador Eduardo Braga e decidir não vetar? Lá vamos nós ter que ir para o Judiciário”, afirmou Serafim, lembrando do temperamento inconstante e irritadiço do presidente da República.

___

JOÃO LÚCIO REVIGORADO

Uma nova enfermaria de dez leitos para pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma nova subestação de energia elétrica e uma estação de tratamento de efluentes (ETE) fazem parte do pacote obras que o Governador Wison Lima (PSC) entregou, na manhã desta quarta-feira (23), ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Machado. O Governo do Estado estima que as reformas realizadas na unidade reduzirão os custos de manutenção do HPS João Lúcio em 40%, gerando uma economia anual de R$ 2,9 milhões para os cofres público.

___

PEGOU MAIS UMA FALTA

Principal entusiasta da criação de um organismo municipal para discutir questões referentes à Zona Franca de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) não compareceu a nenhuma das duas reuniões do recém-criado Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM). O segundo encontro do fórum foi realizado na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O material de divulgação da reunião anunciava a participação do prefeito, o que não se concretizou.

___

EPHIGÊNIO SALLES ALARGADA

Em almoço realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), nesta terça-feira (22), o prefeito David Almeida anunciou que até o fim deste ano iniciará a obra de alargamento de trecho da avenida Ephigênio Salles. O prefeito também afirmou aos conselheiros que pretende construir uma passarela em frente ao prédio da Corte de Contas.

___

‘PAZUELLO É DO AMAZONAS’

Um outdoor localizado na rua Maceió, assinado pelos “Médicos Bolsonaristas”, traz uma foto do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e outra do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) emoldurando a frase “#Pazuello É do Amazonas”. Manaus sabidamente tem um grupo grande de médicos que apoiam o atual Presidente da República, incluindo aí o presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, Mário Vianna. O nome de Pazuello como candidato ao Governo do Estado também já foi cogitado por grupos bolsonaristas.

___

SAÚDE E COMBATE À HOMOFOBIA

Com palestras e roda de conversa sobre o tema “Promoção em Saúde e Combate à Homofobia”, o Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais do Distrito de Saúde Sul, da Prefeitura de Manaus, promoveu na manhã desta quarta-feira (23), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, o primeiro encontro LGBTQIA+ do Disa Sul. O evento é alusivo ao Dia Internacional do Orgulho Gay – celebrado em 28 de junho.

Leia mais sobre Política

Bolsonaro ressuscita boatos de fraude nas Eleições e não prova nada

Presidente há um ano diz ter provas de que houve fraude nas Eleições em 2018. Nesta quinta-feira (29), mais uma vez não cumpriu com a palavra ao não revelar provas.

29 de julho de 2021

Punições pelo uso indevido de dados pessoais começam a valer domingo

Quem infringir a lei fica sujeito a advertência, multa simples, multa diária, suspensão parcial ou total de funcionamento, além de outras sanções.

29 de julho de 2021

CPI centrará fogo nas plataformas de redes sociais que divulgaram mentiras

O senador Omar Aziz considera um absurdo a quantidade de mentiras e desinformação que circula nas plataformas de redes sociais a partir de robôs de internet.

29 de julho de 2021

Senador do AM chama procurador do MPF de ‘militante ambiental’

O procurador proibiu que o Ibama realize audiências virtuais para expor o estudo de impacto ambiental para licenciamento da BR-319. Órgão tem 10 dias para acatar a decisão.

29 de julho de 2021

Pazuello depõe em inquérito da PF que apura prevaricação de Bolsonaro

O ex-ministro da Saúde começou a depor às 10h e até o momento segue na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Pazuello hoje trabalha na cozinha do Planalto.

29 de julho de 2021

Procurador pede que Coari suspenda festividades pelos 89 anos da cidade

A comemoração dos 89 anos da fundação de Coari, recheada de eventos, deve ser suspensa a pedido Ministério Público do Amazonas devido ao risco sanitário.

29 de julho de 2021

STF desmente Bolsonaro sobre ‘proibir’ a União de atuar no combate à Covid

Desde o início da pandemia a ADI do STF é usada pelo presidente Jair Bolsonaro para mentir sobre a falta de ação do Governo Federal no combate à Covid-19.

29 de julho de 2021

Omar garante que CPI já tem provas que atestam crimes na pandemia

Presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz afirmou que documentos e depoimentos já tomados provam a existência de crimes cometidos por agentes públicos e particulares.

29 de julho de 2021