fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Compartilhe

Fórum vai contar com apresentações de representantes de empresas e instituições (Foto: Reprodução)

Em continuidade ao projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, a Suframa promove na próxima quinta-feira (11), no auditório da Autarquia, o “Fórum de Bioeconomia”. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://doity.com.br/bioeconomia2040.

Durante o evento, representantes de empresas e instituições atuantes em atividades ou projetos na área de Bioeconomia irão apresentar o que têm feito atualmente, as perspectivas de futuro para cada um, além das principais dificuldades e necessidades da área. O objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento endógeno da região.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressalta que o Brasil tem cerca de 20% da biodiversidade do planeta, sendo a Amazônia um dos biomas com mais potencial de geração de negócios sustentáveis.

“Há estudos apontando como potencial um valor da ordem de US$ 7 trilhões para a Floresta Amazônica mantida em pé, com aproveitamento racional de seus recursos biológicos e ecossistêmicos. Há um campo enorme de possibilidades de geração de produtos como biocombustíveis; biotecnologia industrial, novos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como farmacogenética, alimentos funcionais, entre outros. Esperamos, portanto, que o fórum de Bioeconomia represente um grande passo para o crescimento do setor na região”, frisou Polsin.

Programação

Pela manhã, o fórum vai contar com as apresentações de representantes de empresas e instituições como: Brasil Bio Fuels; Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Biozer da Amazônia; Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Na’kau; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam); Denso; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e Amakos.

Na parte da tarde, as discussões prosseguem com as apresentações da Pharmakos D’Amazônia; Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam); Magama Industrial; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Fórum Amazonense de Indicações Geográficas; Correios; e Centro de Biotecnologia Da Amazônia (CBA)

Até setembro, o projeto “Amazônia 2040” reúne especialistas e representantes de setores estratégicos para discutir desafios atuais e tendências para o futuro dos segmentos econômicos, com o objetivo de formar alianças para planejar e executar soluções para as principais demandas.

A agenda de debates foi aberta na quinta-feira (4), com o fórum de Óleo e Gás, e prossegue com com as seguintes semana temáticas: 

Bioeconomia – 11 de agosto;
5G e Indústria 4.0 – 16 de agosto;
Fertilizantes – 24 de agosto;
Mineração – De 29 de agosto a 2 de setembro, em Belém;
Saúde – 8 de setembro;
Segurança e Defesa – 15 de setembro;
Órgãos de Fomento – 22 de setembro.

Fonte: Suframa

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022