fbpx

sexta, 21 de janeiro de 2022

Startups vão poder ocupar casarões do Centro Histórico de Manaus

Prefeitura de Manaus, segundo o subsecretário de assuntos operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas, mapeou 180 imóveis no Centro que podem abrigar empreendimentos inovadores.

10 de dezembro de 2021

Compartilhe

Casarão da Inovação Cassina está em funcionamento no Centro de Manaus (Foto: Ingrid Anne/Semcom)

A Secretaria Municipal do Trabalho Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) planeja a ocupação do Centro Histórico de Manaus por empreendimentos ligados à inovação tecnológica.

“A ideia é que startups ocupem os casarões antigos do Centro. A Prefeitura de Manaus mapeou 180 imóveis que podem abrigar essas startups”, informou ao RealTime1 o subsecretário de assuntos operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas.

De acordo com o subsecretário, já está definido que a Prefeitura oferecerá incentivos fiscais para a ocupação desses espaços em uma ação de Parceria Público Privada (PPP), para atrair grandes centros de inovação.

Igrejas frisa que os incentivos serão aplicados também para os serviços no entorno desses imóveis como restaurantes, por exemplo.

“Faremos a ocupação respeitando as normas do Iphan [Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] de manter as fachadas, mas tendo muita modernidade no interior”, destaca Igrejas.

A ideia segue o modelo do Casarão Cassina, que se tornou centro de inovação. Segundo Igrejas, o Cassina é referência em inovação com a realização de hackathons – competições com temas ligados à administração pública, como o transporte público, por exemplo, para que equipes apresentem soluções tecnológicas para os problemas apresentados.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Aumenta número de empresas que atuam com comércio eletrônico

De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e FGV, 74% dos pequenos negócios atuam no comércio eletrônico.

21 de janeiro de 2022

Maioria dos comerciantes de Manaus prevê um 1º semestre melhor

Comerciantes de Manaus esperam um primeiro semestre um pouco melhor para a economia do Amazonas e relatam alta nas vendas de Natal e estabilidade na Black Friday.

21 de janeiro de 2022

PIM deverá produzir 880 Mil bicicletas em 2022, alta de 17,4%

Duas fábricas do Polo Industrial de Manaus anunciaram ampliação da capacidade produtiva. Investimentos visam atender ao aumento de pessoas que aderiram ao hábito de pedalar.

21 de janeiro de 2022

Produção de motos do PIM deve crescer quase 8% em 2022

Abraciclo projeta que a produção de motos deve atingir 1.290.000 unidades em 2022. Volume representa crescimento de 7,9% na comparação com as 1.195.149 produzidas em 2021.

21 de janeiro de 2022

Guias do ISS Autônomo 2022 já podem ser impressas via portal Manaus Atende

Prazo para pagamento em cota única, com desconto de 10% sobre o valor de lançamento, termina no dia 31. Contribuinte também poderá optar pelo pagamento parcelado.

20 de janeiro de 2022

Usuários do transporte coletivo podem recarregar cartão PassaFacil via PIX

Para fazer a recarga, é preciso informar o número do cartão e escolher o valor. Em seguida, será gerado um código para pagamento, via PIX, no banco de preferência do usuário.

20 de janeiro de 2022

Ghost Kitchen: novo modelo de negócios para restaurantes chega a Manaus

Uma Ghost Kitchen tem esse nome por não ter endereço fixo e não atender aos clientes no formato tradicional de um restaurante físico, basicamente elas atuam no delivery.

20 de janeiro de 2022

Auxílio Brasil deve injetar, no mínimo, R$ 84 bilhões na economia

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que 70% do montante se destinará ao consumo imediato. Pagamento iniciou na terça.

20 de janeiro de 2022