fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Sindarma: BR dos Rios trará fluidez e competitividade à navegação

Programa tem o objetivo de tornar a navegação mais eficiente e segura. No Amazonas, a iniciativa trará adequações às extensões dos rios Madeira e Tapajós.

21 de maio de 2021

Compartilhe

Sindarma é favorável ao BR dos Rios. (Foto: Reprodução)

Em fase de planejamento por parte do Ministério da Infraestrutura, o programa BR dos Rios, caso implementado, poderá viabilizar maior fluidez no transporte fluvial de cargas, impulsionando a competitividade do segmento no estado. A avaliação é do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

O diretor do Sindarma, Dodó Carvalho, explica que o programa deverá ser implementado posteriormente ao BR do Mar, programa de incentivo à cabotagem, em tramitação por meio do Projeto de Lei 4199/2020 e que aguarda a apreciação pelo Senado Federal.

Segundo Carvalho, o BR dos Rios tem o objetivo de tornar a navegação mais eficiente e segura. Ele explica que por meio do programa, o governo federal dará concessões a empresas que serão responsáveis por contratar dragas (equipamentos para remoção de solo, sedimentos dos fundos dos rios), e sinalizar a extensão dos rios.

“No Amazonas o programa vai atender aos rios Madeira e Tapajós. A proposta é torná-los mais eficientes e para isso é necessário ter remuneração e quem vai remunerar é que está em discussão”, informa o diretor.

“Não considero que seja uma privatização porque a empresa será incumbida de garantir segurança e a fluidez no transporte e para isso, precisa contratar serviços. O pagamento é necessário. Com certeza haverá redução no índice de assaltos às embarcações”, completou.

Sem ônus ao frete e ao ribeirinho

De acordo com o diretor, o ribeirinho não será afetado, em caso de implementação do programa. O morador do interior do estado poderá continuar navegando sem qualquer ônus.

“Para o ribeirinho não muda nada. Mas os transportadores de grandes volumes de cargas precisarão se adequar às normas”.

O valor do frete também não será impactado, segundo Carvalho, porque as embarcações navegarão com maior rapidez, em menor tempo de percurso.  

“A navegação terá mais eficiência e seremos mais competitivos”.

O Ministério da Infraestrutura se restringiu em informar que “o programa BR dos Rios está em fase de planejamento e que, no momento, não há qualquer tratativa definida sobre o assunto”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022