O faturamento do trimestre foi o melhor desde 2017, puxado pela demanda crescente por lotes residenciais em condomínios fechados. Zona Oeste é a área mais demandada.
Venda de lotes para casas em condomínios fechados impulsionou vendas no trimestre (Foto: Reprodução)
O segmento imobiliário faturou R$ 354 milhões em vendas de imóveis novos, no primeiro trimestre deste ano, alcançando o melhor resultado dos últimos cinco anos, para o período. O montante representa crescimento de 118% em comparação a igual período de 2021, quando o setor contabilizou R$ 162 milhões em comercializações. Os números foram puxados pela demanda crescente por lotes residenciais em condomínios fechados, na área da Ponta Negra, zona Oeste.
O resultado foi apontado pelos Indicadores de Desempenho Imobiliário divulgado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), nesta quinta-feira (5).
De acordo com o diretor da Ademi-AM, Henrique Medina, o desempenho positivo do setor nos três primeiros meses do ano é atribuído aos constantes estudos desenvolvidos pela associação voltados à identificação das necessidades do mercado, trabalho que possibilita ao incorporador a elaboração de projetos que atendam, naquele determinado momento, à necessidade do cliente.
“O resultado nos surpreendeu. As vendas ocorreram mesmo em meio a um momento extremamente adverso de juro alto e inflação em alta, clientes preocupados, ano eleitoral. O mercado é resiliente e busca disponibilizar produtos alinhados à necessidade do cliente. O crescimento veio por meio do nicho de lotes de terras em condomínios fechados, empreendimento lançado em fevereiro e que teve expressivo volume de vendas”, comentou o diretor.
Os bairros que representaram juntos 82,2% das unidades vendidas no primeiro trimestre de 2022, foram: Parque Mosaico (295); Ponta Negra (294); Colônia Terra Nova; Tarumã (126); Lago Azul ; Nova Esperança (38).
“A zona Oeste da cidade é o vetor de crescimento para imóveis de médio e alto padrão”, disse Medina.
Na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado, o número de unidades vendidas aumentou em 58%; destas vendas, 496 foram do padrão econômico, 278 nos demais padrões verticais, 333 em unidades horizontais e 18 unidades comerciais.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: