fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Programa seleciona negócios inovadores para internacionalização

StartOut Brasil está com inscrições abertas para o Ciclo Santiago 2022. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente, na página do programa.

7 de dezembro de 2021

Compartilhe

Até 40 startups brasileiras serão selecionadas pelo programa (Foto: Reprodução)

O StartOut Brasil está com inscrições abertas para o Ciclo Santiago 2022. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente, na página do programa, entre os dias 22 de novembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022. Até 40 startups brasileiras serão selecionadas pelo programa de internacionalização de negócios inovadores do governo federal. As startups selecionadas pelo programa serão anunciadas em 7 de fevereiro do próximo ano.

Realizado pela Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o StartOut Brasil é voltado para empresas inovadoras de base tecnológica interessadas em internacionalizar seus negócios. Podem participar startups que já estejam faturando preferencialmente acima de R$ 500 mil ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

Os projetos serão analisados em quatro dimensões: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe.

Três etapas

O Ciclo Santiago 2022 será dividido em três etapas: Missão Virtual, Missão de Imersão e Missão Follow-up. Os participantes da primeira etapa – a Missão Virtual – terão acesso a mentorias coletivas; treinamento de pitch (como é chamada a apresentação das soluções propostas por startups aos investidores); webinars com players do mercado; e apoio de consultoria de matchmaker (ato de conectar startups com empresas, com o intuito de resolver os problemas da grande companhia) para fomentar oportunidades de negócios em Santiago; entre outras atividades. Durante essa etapa, que ocorre entre 8 de fevereiro e 27 de março de 2022, todas as ações serão realizadas de forma on-line.

Após o término da primeira etapa, serão selecionadas até 15 startups para a Missão de Imersão, que se encerra com uma viagem a Santiago no período de 19 a 24 de junho de 2022. Essa etapa inclui mentoria com especialistas no ecossistema chileno, consultoria para internacionalização e missão presencial dos empreendedores ao Chile, com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e à conexão a ambientes de inovação, como aceleradoras, incubadoras e empresas de Santiago.

“As startups brasileiras têm a oportunidade de receber todo o suporte necessário, que as qualificam para chegarem mais preparadas ao ecossistema do Chile, a fim de se conectarem com potenciais clientes e investidores deste ecossistema competitivo e inovador, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

“Esse segundo ciclo do StartOut Brasil a Santiago será uma nova oportunidade de expansão dos negócios inovadores brasileiros para a capital chilena, destino estratégico para a posterior inserção dessas empresas em toda a América Latina” afirma o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. “Os empreendedores poderão estabelecer parcerias importantes e conquistar novos mercados, reforçando o reconhecimento internacional do Brasil como polo de inovação. É menos burocracia e mais produtividade.”

Ao final da Missão de Imersão, até cinco startups seguem para a Missão Follow-up, a terceira e última etapa do ciclo, quando será oferecido apoio do programa para as empresas habilitadas retornarem ao mercado chileno para aprofundarem os contatos e oportunidades de negócios prospectados durante a Missão de Imersão. A Missão Follow-up está prevista para ocorrer entre 25 de junho e 21 de novembro de 2022.

Santiago

Esta é a segunda vez que o StartOut Brasil leva empreendedores brasileiros para facilitar a concretização de negócios em Santiago, devido ao alto potencial da capital chilena de absorver negócios inovadores. O Chile foi apontado como o melhor país da América Latina para fazer negócios pelo Índice Global de Empreendedorismo 2019, do Instituto Global de Empreendedorismo e Desenvolvimento. O país está na 19ª posição no ranking total, que considera uma série de fatores para avaliar o ecossistema empreendedor, como infraestrutura, recursos e iniciativas públicas e privadas que fomentam negócios inovadores.

Sobre o StartOut Brasil

O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pela Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por mercados como Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston, Xangai, Bogotá, Medellín e Nova Iorque.

Ciclo Santiago 2022

Inscrições: StartOut Brasil – https://www.startoutbrasil.com.br/
Período de inscrições: 22/11/2021 a 10/01/2022
Divulgação das selecionadas para a etapa Missão Virtual (até 40 startups): 7/2/2022
Datas das etapas:
– Missão Virtual – 8/2/22 a 27/4/22
– Missão de Imersão (até 15 startups) – 27/4/22 a 24/6/22
– Missão Follow-up (5 startups) – 25/6/22 a 21/11/22

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Santander renegocia dívidas com clientes do Amazonas até 31 de março

Santander lança campanha nacional para negociação de dívidas com prazos estendidos de parcelamento e descontos de mais de 90% tanto pessoa física quanto jurídica.

19 de janeiro de 2022

Greve da Receita Federal pode gerar desemprego no PIM, alerta Cieam

Greve dos auditores fiscais preocupa o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, que teme demissão de postos de trabalho caso empresas precisem se reprogramar.

19 de janeiro de 2022

App se posiciona a favor de motoboys, após encerramento da Uber Eats

Fui App se posiciona a favor de motoboys quee receberam notícia do fim das atividades da Uber Eats, após sanção de lei que amplia direitos de entregadores de refeições.

18 de janeiro de 2022

FGV recebe inscrições até sexta-feira para seleção do Censo 2022 do IBGE

FGV inscreve online para mais de 206 mil vagas para o recenseamento que deve visitar mais de 70 milhões de domicílios em todo o País, de acordo com projeção do IBGE.

18 de janeiro de 2022

Governo do Amazonas investe na piscicultura familiar de Iranduba

Fomento abrange desde entrega de alevinos e kits de análise de água a assistência técnica e compra de pescado. Ao todo, foram beneficiados 700 piscicultores do estado.

18 de janeiro de 2022

Com 70,9% das famílias devendo, país encerra 2021 com recorde de endividados

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o nível de endividamento médio das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos.

18 de janeiro de 2022

Servidores federais realizam ato contra ‘congelamento salarial’

Protestos acontecem em frente ao edifício-sede do Banco Central, em Brasília. Mobilização de servidores federais pede reestruturação de carreiras e reajuste salariais.

18 de janeiro de 2022

Anac autoriza redução no número de comissários em voos da Gol e Azul

Decisão leva em consideração "o recente e ainda crescente surto da variante ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes".

18 de janeiro de 2022