fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Produção de bicicletas no PIM tem alta de 44,6% em janeiro

De acordo com a Abraciclo, foram produzidas 56.981 unidades em janeiro, contra 39.400 de dezembro. Também houve crescimento, de 1%, em comparação a janeiro do ano passado.

11 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Durante a pandemia, bicicletas se tornaram uma alternativa ao transporte coletivo (Foto: Reprodução)

Com 56.981 unidades produzidas em janeiro, a produção de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) cresceu 44,6% na comparação com dezembro, quando foram entregues 39.400 unidades.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (11), pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Ainda segundo os números, também houve crescimento, de 1%, em comparação ao volume de bicicletas produzido em janeiro do ano passado.

O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, afirma que as fabricantes do PIM concentram seus esforços para acelerar a produção e, com isso, atender à demanda que segue aquecida, uma vez que a bicicleta se tornou uma alternativa para evitar a aglomeração do transporte público durante a pandemia.

“No entanto, estamos limitados pelo desabastecimento de peças e componentes. Esse é o nosso principal gargalo: cerca de 50% das peças de uma bicicleta são provenientes de fornecedores globais”, afirma.

“Temos grandes desafios na cadeia de suprimentos. A recuperação no fornecimento de insumos será gradual e deverá acontecer no segundo semestre”, complementa.

Horário reduzido

Outro fator que afetou a produção de bicicletas em janeiro foi a segunda onda do coronavírus.

Para conter os efeitos da pandemia um decreto estadual implementou o toque de recolher em Manaus.

Com isso, todas as associadas tiveram que adequar suas atividades para cumprir a determinação e operaram em um único turno de trabalho, com horário reduzido.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022