A produção de bicicletas elétricas representa 1,3% do volume total de bicicletas, das diversas categorias, produzidas pelas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Apesar do percentual mínimo, a demanda crescente e a trajetória para a consequente consolidação do segmento da mobilidade elétrica contribuem para o crescimento na produção de bikes elétricas no parque fabril.
Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) aponta para potencial de crescimento na produção de bicicletas elétricas.
Segundo a associação, no acumulado de janeiro a novembro de 2021 as indústrias do PIM produziram 9.368 unidades, número que representa crescimento de 118,7% em relação às 4.283 bicicletas fabricadas no mesmo período de 2020. Foi a categoria que apresentou maior aumento percentual nos onze meses.
O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, afirma que a perspectiva é de demanda crescente para a mobilidade elétrica, meio de transporte que no caso da bicicleta, une preservação ao meio ambiente e estilo de vida saudável.
“A bicicleta elétrica é uma boa opção de deslocamento nas cidades e será cada vez mais comum vê-la nas ruas. O mercado para esta categoria cresce ano a ano e a perspectiva é que continue em alta. É uma tendência global de consumo: optar por produtos em sintonia com o meio ambiente e adotar um estilo de vida mais saudável”, afirma Gazola.
Indústrias no PIM e novos investimentos
Conforme números da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o PIM conta com quatro fabricantes de bikes elétricas em operação. A autarquia ainda informou que outras seis empresas estão em processo de implantação para iniciar fabricação.
Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada na quarta-feira (15/12), os empresários aprovaram projeto industrial da fabricante Watts Mobilidade Elétrica, que prevê investimento, nos próximos três anos, de R$1,6 milhão para a produção de patinetes, bicicletas e motoneta, todos elétricos.
A empresa DROP já opera no parque fabril, na capital, produzindo patinetes elétricos, motonetas, hoverboards (diciclos) e quadriciclos. A fabricante informou que planeja expandir as atividades e lançar, em 2022, a linha de bikes elétricas.
Confira os nomes das fabricantes em operação e em instalação, segundo a Suframa:
Bicicletas elétricas (produzindo)
A Alves de Sousa, Caloi Norte S/A, OX da Amazônia Indústria de Bicicletas S.A., Sense Indústria de Bicicletas da Amazônia Ltda.
Bicicletas elétricas (em implantação)
Amazon Motors Indústria e Comércio de Veículos e Motores Ltda, Cairu PMA Componentes para Bicicletas Ltda, JTZ Indústria e Comércio de Veículos Ltda, Motobike da Amazônia Indústria e Comércio de Bicicletas Ltda, Specialized Brasil Comércio de Bicicletas Ltda, Yellow Indústria e Comércio de Equipamentos de Mobilidade Ltda.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: