fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Produção de bicicletas do PIM se aproxima das 650 mil unidades em 2021

Segundo levantamento da Abraciclo, foram produzidas 649.872 bicicletas de janeiro a outubro deste ano. O número é 15,6% superior ao volume entregue no mesmo período de 2020.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

De acordo com dados da Abraciclo, só em outubro, foram produzidas 63.336 bikes (Foto: Reprodução)

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) aponta que as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 649.872 unidades de janeiro a outubro deste ano. De acordo com a associação, o volume é 15,6% superior às 562.224 bicicletas que saíram das linhas de montagem no mesmo período do ano passado.

O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, explica que a falta de insumos ainda freia o ritmo de produção. “Ainda temos dificuldades para abastecer as fábricas com peças dos fornecedores globais. Esse é o nosso principal gargalo, pois dificulta a montagem de bicicletas e provoca a falta de alguns modelos no mercado”.

Na avaliação do executivo, a escassez de peças e componentes, como sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins deve persistir até 2022.

“Esses itens são importados de fornecedores globais que não têm conseguido atender aos pedidos. A bicicleta virou sinônimo de mobilidade segura, sustentável e saudável, especialmente durante a pandemia do coronavírus, e a procura cresceu no mundo todo”, esclarece.

Apesar dessas dificuldades, as associadas seguem investindo em tecnologias e no lançamento de novos produtos para atender ao consumidor. “As pessoas deixaram de enxergar a bicicleta apenas como uma opção de esporte ou lazer. Muitos a utilizam como meio de transporte e instrumento de trabalho”, destaca Gazola.

De acordo com dados da Abraciclo, só em outubro, foram produzidas 63.336 bikes. O volume é 24,4% menor na comparação com setembro (83.766 unidades) e 35,6% inferior em relação ao mesmo mês do ano passado (98.330 bicicletas).

Exportações

No acumulado do ano, foram exportadas 18.479 bikes, aumento de 67% na comparação com o mesmo período do ano passado (11.063 unidades). Segundo dados do portal Comex Stat, que faz um levantamento dos embarques totais de cada mês e que foram analisados pela Abraciclo, os países do Mercosul são os principais parceiros comerciais.

O país que recebeu mais bicicletas produzidas no Brasil, foi o Paraguai. Foram embarcadas 10.121 bicicletas, o que representa 54,8% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficou o Uruguai (6.565 unidades e 35,5% das exportações), seguido pela Bolívia (1.472 unidades e 8%).

Em outubro, as exportações totalizaram 1.706 unidades, retração de 55,1% na comparação com o mês anterior (3.803 bicicletas). Em relação a outubro de 2020, houve alta de 75,9% (970 unidades).

No ranking mensal, o maior volume foi embarcado para o Uruguai (959 unidades e 56,2% do total exportado). Na sequência vieram o Paraguai (511 bicicletas e 30%) e a Bolívia (160 unidades e 9,4%).

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022

Veja quais são as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Novas regras passam a valer a partir da segunda-feira (4). Mudança inclui a determinação de que as agências fiquem abertas na semana, por seis horas diárias, sem interrupção.

30 de junho de 2022

Polo de Duas Rodas confirma projeção de crescimento no AM em 8% para 2022

Abraciclo e Sedecti realizaram encontro para discutir projetos de melhorias e fortalecimento do Polo de Duas Rodas instalado na Zona Franca de Manaus e que terá crescimento.

30 de junho de 2022

Transportadoras fluviais de cargas do AM podem entrar em greve por 10 dias

Sindarma afirma que uma possível paralisação das transportadoras também iria afetar o abastecimento das cargas nos estados vizinhos do Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

30 de junho de 2022