fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

PIM dá ‘pedalada’ na falta de insumos e tem maior produção de bikes do ano

Em setembro, foram produzidas 83.766 unidades, alta de 15,9% na comparação com agosto e melhor resultado do ano para a produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus.

14 de outubro de 2021

Compartilhe

Números foram divulgados pela Abraciclo nesta quinta-feira (14) (Foto: Reprodução)

A produção de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou crescimento de 15,9% em setembro, na comparação com agosto. Segundo números da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgados nesta quinta-feira (14), foram produzidas, no mês passado, 83.766 bikes, contra 72.293 unidades que saíram das linhas de montagem em agosto. A produção de setembro marca o melhor resultado do ano para a produção de bicicletas pela indústria amazonense.

Por outro lado, na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve queda de 6,1% (89.209 bicicletas).

De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 586.536 bicicletas no PIM, número que representa uma alta de 26,4% em relação às 463.894 unidades produzidas no mesmo período de 2020.

Para o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, os bons números reforçam a expectativa do setor em produzir 850 mil bikes este ano. “Apesar de ainda estarmos fortemente impactados pela falta de insumos, os resultados comprovam o esforço das fabricantes em atender ao consumidor que quer adquirir uma bicicleta”, diz. “O brasileiro redescobriu a bicicleta. Hoje vemos muitas famílias retomarem o hábito do pedal. Há ainda aqueles que a usam para deslocamentos urbanos e como instrumento de trabalho”, comenta.

O executivo afirma que a escassez de peças e componentes, como sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins deve persistir até 2022.

“A Abraciclo e suas associadas buscam alternativas para não depender tanto dos fornecedores externos, mas esse trabalho exige investimento e não acontece de uma hora para outra, pois é preciso manter os padrões de qualidade e tecnologia”, diz Cyro Gazola.

Ainda assim, as fabricantes têm investido em novos produtos, com lançamentos que ajudam a manter o segmento aquecido.

“Hoje, as bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus estão entre as mais tecnológicas do mundo. A indústria nacional segue forte e pronta para retomar o ritmo mais intenso de produção quando a situação dos insumos estiver normalizada”, acrescenta o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022