fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

PIM dá ‘pedalada’ na falta de insumos e tem maior produção de bikes do ano

Em setembro, foram produzidas 83.766 unidades, alta de 15,9% na comparação com agosto e melhor resultado do ano para a produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus.

14 de outubro de 2021

Compartilhe

Números foram divulgados pela Abraciclo nesta quinta-feira (14) (Foto: Reprodução)

A produção de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou crescimento de 15,9% em setembro, na comparação com agosto. Segundo números da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgados nesta quinta-feira (14), foram produzidas, no mês passado, 83.766 bikes, contra 72.293 unidades que saíram das linhas de montagem em agosto. A produção de setembro marca o melhor resultado do ano para a produção de bicicletas pela indústria amazonense.

Por outro lado, na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve queda de 6,1% (89.209 bicicletas).

De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 586.536 bicicletas no PIM, número que representa uma alta de 26,4% em relação às 463.894 unidades produzidas no mesmo período de 2020.

Para o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, os bons números reforçam a expectativa do setor em produzir 850 mil bikes este ano. “Apesar de ainda estarmos fortemente impactados pela falta de insumos, os resultados comprovam o esforço das fabricantes em atender ao consumidor que quer adquirir uma bicicleta”, diz. “O brasileiro redescobriu a bicicleta. Hoje vemos muitas famílias retomarem o hábito do pedal. Há ainda aqueles que a usam para deslocamentos urbanos e como instrumento de trabalho”, comenta.

O executivo afirma que a escassez de peças e componentes, como sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins deve persistir até 2022.

“A Abraciclo e suas associadas buscam alternativas para não depender tanto dos fornecedores externos, mas esse trabalho exige investimento e não acontece de uma hora para outra, pois é preciso manter os padrões de qualidade e tecnologia”, diz Cyro Gazola.

Ainda assim, as fabricantes têm investido em novos produtos, com lançamentos que ajudam a manter o segmento aquecido.

“Hoje, as bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus estão entre as mais tecnológicas do mundo. A indústria nacional segue forte e pronta para retomar o ritmo mais intenso de produção quando a situação dos insumos estiver normalizada”, acrescenta o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lista definitiva de aprovados para estágio do TCE-AM é divulgada

Cada estagiário receberá bolsa de R$ 1 mil, além de R$ 167,20 de auxílio transporte. Mais de 2 mil estudantes concorreram às vagas.

15 de outubro de 2021

Uber exclui mais de 400 motoristas de Manaus por cancelamentos

Ameap afirma que 420 motoristas já foram removidos do Uber. O número é uma parcela dos 1,6 mil condutores que foram retirados do sistema em todo o país, conforme a empresa.

15 de outubro de 2021

Ministro pede que FMI amplie financiamentos a países pobres

Paulo Guedes ressaltou a necessidade de novas linhas de financiamentos, com condições acessíveis, a países mais frágeis e ainda não elegíveis aos programas do FMI.

15 de outubro de 2021

Criação de games e robótica estão na programação do Criança Digital Senac

"Criança Digital” acontece neste sábado (16), das 9h às 12h, na unidade do Senac da Chapada, Avenida Darcy Vargas. atividade é gratuita e celebra a semana da criança.

15 de outubro de 2021

Para evitar perdas, governadores pretendem barrar novo ICMS no STF

Argumento utilizado pelos governadores é de que cabe aos Estados e ao Distrito Federal definir as regras do ICMS - que é um tributo estadual - e não ao Congresso Nacional.

15 de outubro de 2021

Entram em vigor regras para retorno ao trabalho presencial de servidor

Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Economia orienta órgãos a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde sobre cuidados e uso de EPIs contra a Covid-19.

15 de outubro de 2021

Fabricante de sanitizantes anuncia expansão da produção em Manaus

Infatec Soluções Tecnológicas iniciará produção na capital até o final de 2021. Empresa registra demanda crescente motivada pela pandemia.

15 de outubro de 2021

Imóveis com curto prazo para entrega é opção para quem quer investir

Dentre as vantagens diferenciadas oferecidas aos clientes, estão o financiamento em até 100% do valor do imóvel junto à construtora e banco e parcelas menores que aluguel.

15 de outubro de 2021