fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Polo Digital deve ser o futuro da Zona Franca de Manaus

Durante lançamento da 3ª Feira do Polo Digital, presidente do Codese, Euler Guimarães, aponta o digital como uma das matrizes com potencial para gerar bilhões em faturamento.

19 de novembro de 2021

Compartilhe

FPDM vai acontecer entre os dias 9 e 11 de dezembro (Foto: Reprodução)

A 3ª Feira do Polo Digital de Manaus (FPDM), lançada na manhã desta sexta-feira (19), no Teatro Manauara, pretende alavancar a economia digital da região como uma alternativa sustentável ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). De acordo com Euler Guimarães, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), entidade que organiza a Feira, a capital do Amazonas já tem condições de ser um player global na área de tecnologia.

A meta do Codese é contribuir para que Manaus tenha, até 2038, 2/3 de seu PIB baseados em atividades econômicas “endógenas”, ou seja, pensadas e desenvolvidas exclusivamente pela população local, como alternativas viáveis e sustentável ao Polo Industrial de Manaus (PIM). Entre os setores com grande potencial de desenvolvimento, o Codese aponta a economia digital como uma das matrizes que pode gerar bilhões de reais em faturamento, empregos e renda.

“Queremos que a gente não dependa de nenhum modelo externo. Defendemos muito o modelo ZFM, mas a gente sabe que um risco que a gente corre é perder esse modelo. E aí, o que será de nós?”, questiona.

Entre os diferenciais que a cidade oferece aos investidores da área de tecnologia, o presidente do Codese cita a Lei Municipal de P&D, única no país que garante incentivos fiscais para atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas por empresas que produzem bens e serviços relacionados às tecnologias de informação e comunicação na Zona Franca de Manaus – ZFM.

“Isso configura uma base muito sólida para a gente conseguir evoluir e crescer”, explicou Euler, acrescentando ainda que o Polo Digital de Manaus é hoje o quinto maior do Brasil em termos de faturamento.

Feira do Polo Digital de Manaus

Considerado o maior evento de empreendedorismo e tecnologia da Região Norte, a FPDM vai acontecer entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-sul de Manaus. O evento terá estandes in loco e virtuais para empresas no segmento digital e instituições que atuam em prol da inovação e tecnologia.

“Entendemos que a Feira ajuda a atrair olhares, novos parceiros e tem sido muito positiva. A Amazônia acaba sendo uma região ainda muito inexplorada por muitas empresas de tecnologia. Então existe um olhar de curiosidade para a região e a Feira ajuda a fazer essas conexões e dar um clique inicial em muitas atividades que não aconteciam antes”, comemora.

A Feira conta com o patrocínio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq). Também tem apoio do Amazon Project e Manauara Shopping.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inflação medida pelo IPC-S sobe para 1,08% em novembro, diz FGV

Alta da taxa de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. Inflação de transportes mais do que duplicou no período.

1 de dezembro de 2021

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021