fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

PIX registra recorde no número de operações realizadas em 24 horas

Segundo números do Banco Central, na última sexta-feira foram realizadas 73.198.432 operações. Em 2021, Brasil foi o quarto país que mais realizou transações em tempo real.

9 de maio de 2022

Compartilhe

Foram realizadas 73.198.432 operações em 24 horas (Foto: Reprodução)

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), o PIX, registrou na última sexta-feira (6), recorde de operações realizadas em um único dia. De acordo com os números do BC foram realizadas 73.198.432 operações em 24 horas. O recorde anterior, registrado nu último dia 7 de abril, anotou a marca de 63.504.253 transferências em único dia.

Um relatório da ACI Worldwide, companhia de software para pagamentos instantâneos aponta que, em 2021, o Brasil foi quarto país que mais realizou operações financeiras em tempo real, 8,7 bilhões de operações realizadas via PIX, ficando atrás apenas da Índia, China e Tailândia.

De acordo com o levantamento, no ano passado as operações feitas pelo sistema de pagamentos instantâneos representaram 5% de todas as transações bancárias feitas no Brasil. A expectativa é de que essa participação continue subindo e chegue a 34% em 2026.

O relatório estima ainda que os pagamentos instantâneos geraram benefícios de US$ 5,7 bilhões a consumidores e negócios no Brasil em 2021, volume que pode chegar a US$ 37,9 bilhões em 2026.

A pesquisa analisou 53 países que juntos somaram 118,3 bilhões de transações instantâneas no ano passado. O número representa um crescimento de 64,5% em relação a 2020.

Segundo o relatório, países emergentes da América Latina, Ásia e África superam as nações desenvolvidas nos pagamentos instantâneos devido ao potencial de inclusão financeira dessas modalidades, principalmente para a população de baixa renda que não estão inseridas no sistema bancário.

Outro fator que tem impulsionado a utilização dos serviços de pagamentos instantâneos ao redor do mundo é o fato de que Bancos Centrais de diversos países tornaram obrigatórias a participação de instituições financeiras na modalidade.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022

Comércio do Amazonas teve alta de até 20% nas vendas do Dia das Mães

Mais da metade dos estabelecimentos do comércio disse que as vendas do Dia das Mães cresceram entre 11% e 20% com destaque para pagamento no cartão parcelado.

25 de maio de 2022

Programa do Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Programa Trilhas de Empreendedorismo Digital vai receber 40 alunos para três dias de imersão no processo de criação de startups. Curso começa nesta quarta-feira (25).

25 de maio de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Operadoras de telemarketing vão ao STF contra uso do prefixo 0303

Argumento é de que a norma viola a Constituição por supostamente afetar o exercício de atividade empresarial e prejudicar a livre iniciativa e a busca do pleno emprego.

25 de maio de 2022

Fieam aponta distorção e afirma que ‘lista misteriosa’ prejudica o PIM

Fieam considera que a lista de produtos elaborada pela Suframa e pelo Ministério da Economia não atende às necessidades do PIM. Presidente da entidade demonstra preocupação.

25 de maio de 2022

Resultado preliminar do concurso público da PGE-AM é divulgado

Provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase oito mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para PcDs.

25 de maio de 2022