fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Compartilhe

A comunidade possui 26 famílias, abrangendo aproximadamente 80 pessoas (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizaram, ontem (25), uma visita técnica na comunidade Boca do Mamirauá, localizada na zona Rural do município de Uarini.

Na visita, foi alinhada com os representantes da comunidade a realização do curso “Formação de Guias de Pesca esportiva e Iniciação à Pesca Esportiva”, e o apoio ao ordenamento pesqueiro, para que o local seja preservado, e o auxílio na criação do plano de ação para organizar a pesca esportiva na região.

O secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, afirma que essa iniciativa tem a finalidade de alinhar sustentabilidade com o desenvolvimento econômico, além de buscar atender aquele ribeirinho mais distante, por meio de assistência, fomento, capacitação, visando a geração de renda.

“A previsão é de que os cursos de formação sejam ministrados em janeiro do próximo ano, profissionalizando a atividade pesqueira. Esse turismo de base comunitária é fundamental para o desenvolvimento dessa região”, ressalta Leocy.

Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá, a comunidade possui 26 famílias, abrangendo aproximadamente 80 pessoas. As atividades que se destacam são a agricultura e pesca, buscando também, aderir ao turismo.

“Atendemos as comunidades da RDS para que elas possam criar seus projetos, visando gerar renda na localidade. Vimos o potencial que a Boca do Mamirauá possui para o turismo. Com esse projeto de implantação da pesca esportiva, também buscamos levar para as outras comunidades”, ressaltou Raimundo Romaine, gerente da unidade de conservação da Sema.

De acordo com o presidente da comunidade, Tito Cavalcante, o apoio do Governo do Amazonas para a criação desse plano de ação da pesca esportiva é de suma importância para o desenvolvimento da Boca do Mamirauá.

“A comunidade possui uma pousada para atender os turistas, também tem toda a diversidade da fauna e a culinária regional. Estamos buscando ampliar nossa economia. Agradeço ao Governador Wilson Lima pelo carinho e o respeito que ele possui por nós ribeirinhos”, finalizou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Empregos voltam com salário menor e levam à precarização do trabalho

Entre o primeiro trimestre de 2020 e o terceiro do ano passado, o total de desempregados há mais de um ano cresceu 37%: de 4,758 milhões para 6,508 milhões brasileiros.

23 de janeiro de 2022

Empreendedoras faturam 20 milhões por ano com setor de beleza

Franquias Fast Escova, especializada em escovas e penteados, cresceu 50% em faturamento todo mês durante o ano de 2021, recebeu mais de 40.000 mil mulheres mensalmente.

23 de janeiro de 2022

Receita abre consulta para lote residual de restituições do IRPF

As restituições serão depositadas diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. A soma dos valores restituídos é superior a R$ 281 milhões.

23 de janeiro de 2022

Grupo Sabin possui vagas disponíveis para contratação em Manaus

Dentre as oportunidades oferecidas estão vagas para colhedor para coleta domiciliar, agente de serviços gerais, auxiliar administrativo e coordenador de relacionamento.

23 de janeiro de 2022

ANTT publica tabela com valores atualizados de frete rodoviário

Atualização traz reajuste médio de 9,64%, variando de acordo com o tipo de carga, a quantidade de eixos e a caracterização da operação de transporte como alto desempenho.

23 de janeiro de 2022

Emissões de debêntures incentivadas batem recorde em 2021

Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, a alta de 68,3% das emissões pode ser explicada por causa da recuperação econômica.

23 de janeiro de 2022

Shopping do Artesanato e Economia Solidária permanece fechado

Espaço permanecerá fechado por mais uma semana, no período de 24 a 29 de janeiro, como medida de prevenção da disseminação da Covid-19 e da Influenza H3N2.

23 de janeiro de 2022

Amazonas economiza cerca de R$ 684 milhões em licitações em 2021

Quantia corresponde a uma economia de mais de 20% de tudo que o Estado licitou no ano de 2021. Todo o trâmite é feito por meio do portal de compras do Estado do Amazonas.

23 de janeiro de 2022