fbpx

sábado, 16 de outubro de 2021

Paulo Guedes culpa mundo, alimentos e energia por inflação alta

Em entrevista nos Estados Unidos, Paulo Guedes disse que governo decidiu manter benefícios sociais para ajudar população mais pobre a lidar com o aumento da inflação.

12 de outubro de 2021

Compartilhe

Guedes minimizou a inflação e ressaltou que governo manteve cobertura social (Foto: Divulgação)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira, 12, que a alta dos preços é algo generalizado em todo o mundo e que, no Brasil, a elevação dos valores de alimentos e energia responde por metade das taxas do País. 

“A inflação está em todo o mundo. Metade da inflação (no Brasil) é exatamente comida e energia”, disse Guedes durante entrevista à CNN Interacional nos Estados Unidos. O ministro está no país para participar de eventos organizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), do qual o Brasil faz parte. 

De acordo com Guedes, é por causa dessa resiliência dos preços em segmentos fundamentais para a população que o governo decidiu manter benefícios concedidos durante a pandemia de coronavírus, como o auxílio emergencial. O programa foi estendido este ano e tem prazo para terminar neste mês de outubro. 

“Por isso, nossa proteção (social) ainda está lá. Vamos manter essa proteção. Vamos aumentar a transferência direta de renda para população pobre para cobrir os preços dos alimentos e da energia”, afirmou. 

O FMI previu que a inflação deve seguir em alta no mundo até o fim de 2021, mas deve arrefecer no ano que vem e retornar a níveis pré-pandemia. O Banco Central também iniciou seu ciclo de alta dos juros de forma antecipada em relação ao restante do mundo para tentar interromper a elevação dos preços. 

Em setembro, o IPCA, que é o índice de preços oficial do País, voltou a surpreender ao mostrar um aumento de 1,16%. Com esse dado, o acumulado de 12 meses superou os dois dígitos e está em 10,25%. 

Com informações da Agência Estadão

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lista definitiva de aprovados para estágio do TCE-AM é divulgada

Cada estagiário receberá bolsa de R$ 1 mil, além de R$ 167,20 de auxílio transporte. Mais de 2 mil estudantes concorreram às vagas.

15 de outubro de 2021

Uber exclui mais de 400 motoristas de Manaus por cancelamentos

Ameap afirma que 420 motoristas já foram removidos do Uber. O número é uma parcela dos 1,6 mil condutores que foram retirados do sistema em todo o país, conforme a empresa.

15 de outubro de 2021

Ministro pede que FMI amplie financiamentos a países pobres

Paulo Guedes ressaltou a necessidade de novas linhas de financiamentos, com condições acessíveis, a países mais frágeis e ainda não elegíveis aos programas do FMI.

15 de outubro de 2021

Criação de games e robótica estão na programação do Criança Digital Senac

"Criança Digital” acontece neste sábado (16), das 9h às 12h, na unidade do Senac da Chapada, Avenida Darcy Vargas. atividade é gratuita e celebra a semana da criança.

15 de outubro de 2021

Para evitar perdas, governadores pretendem barrar novo ICMS no STF

Argumento utilizado pelos governadores é de que cabe aos Estados e ao Distrito Federal definir as regras do ICMS - que é um tributo estadual - e não ao Congresso Nacional.

15 de outubro de 2021

Entram em vigor regras para retorno ao trabalho presencial de servidor

Instrução Normativa publicada pelo Ministério da Economia orienta órgãos a seguirem as recomendações do Ministério da Saúde sobre cuidados e uso de EPIs contra a Covid-19.

15 de outubro de 2021

Fabricante de sanitizantes anuncia expansão da produção em Manaus

Infatec Soluções Tecnológicas iniciará produção na capital até o final de 2021. Empresa registra demanda crescente motivada pela pandemia.

15 de outubro de 2021

Imóveis com curto prazo para entrega é opção para quem quer investir

Dentre as vantagens diferenciadas oferecidas aos clientes, estão o financiamento em até 100% do valor do imóvel junto à construtora e banco e parcelas menores que aluguel.

15 de outubro de 2021