fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Parceria busca soluções para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Rhisa querem integrar por meio de soluções tecnológicas ao menos duas mil comunidades rurais.

16 de janeiro de 2022

Compartilhe

Mais de duas mil associações de produtores estão cadastradas e serão alvo da parceria.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e a Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade na Amazônia (Rede Rhisa) planejam um método de serviço para conectar as cooperativas e associações de produtores agroextrativistas localizadas na Amazônia Legal.

O módulo, em fase de preparação, irá integrar os coletivos agroextrativistas locais e demais organizações do terceiro setor, que terão a oportunidade de apresentar suas atividades, além de iniciativas e interação com os demais componentes da rede. A proposta é de levar soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, Tatiana Schor, destaca a importância do trabalho na perspectiva da hélice quíntupla, na qual os cinco setores – governos, academia, terceiro setor (associações e cooperativas), setor privado local e instituições de financiamento – precisam participar de forma ativa de todas nas ações.

“Entendemos que o fortalecimento da Rede Rhisa implica mobilizar e criar mecanismos específicos para a participação destes setores nesta rede estratégica para o fortalecimento do sistema de CTI na Amazônia e da bioeconomia. Essa iniciativa de trazer a parceria das cooperativas e associações em conjunto com o IDAM é, sem sombra de dúvida, estruturante para a Rede Rhisa”, disse a secretária.

O coordenador da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira, explica que, a partir de bases de dados oficiais do Governo e da busca ativa de informações, foi possível identificar que há mais de 2 mil organizações, entre cooperativas e associações, atuando nos Estados da Amazônia Ocidental e que em breve irão compor o novo módulo da Rhisa.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022