fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Compartilhe

'Nosso Centro' expandirá empreendimentos no Centro de Manaus (Foto: Reprodução)

O projeto de revitalização ‘Nosso Centro‘ contará com 38 intervenções ao longo dos próximos três anos. Divididos em três vertentes, os trabalhos acontecem por meio do ‘Mais Negócios‘, ‘Mais Vida‘ e ‘Mais História‘, todos com foco na habitação e maior fluxo de pessoas no Centro da capital.

Uma das principais etapas é a construção do Mirante e Largo da Ilha de São Vicente, que será construído no Centro Histórico de Manaus.

O projeto do Mirante está em fase de aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para posterior lançamento de edital e licitação. Conforme o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a previsão é que a assinatura da ordem de serviço aconteça em setembro e as obras sejam entregues em 2023.

O diretor de planejamento urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, comentou que a ideia é alinhar e agilizar a aprovação, seguindo os trâmites e buscando compatibilizar os prazos.

Cordeiro também comentou que além da construção do mirante, o centro receberá novas atividades comerciais geradas tanto pelo nova estrutura, quanto por empreendimentos provenientes do ‘Mais Negócios’.

“Quanto mais diversidade de atividades implantadas na área, melhor para o território. O incentivo à questão habitacional fará com que outras empresas queiram se instalar na área e a ideia é que o horário de funcionamento vá além do horário comercial”, disse o diretor.

Intervenção deve preservar ‘paisagem’

Segundo a superintendente do Iphan, Karla Bitar, as intervenções urbanas podem ser feitas desde que preservem a moldura paisagística.

“Pode ter intervenção, sim, mas não se pode tirar o protagonismo do fenômeno do encontro dos rios, devendo se permitir a visualização da margem para os rios. É preciso entender esta moldura paisagística e que as alterações da intervenção não sejam um ruído para essa preservação, para essa visão que se tem com o encantamento que nos é percebido sempre que visitamos o Encontro das Águas, o seu protagonismo”, comentou Karla.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022