‘Agora Vai Mulher’ é o programa do Mercado Pago que capacitará 900 mulheres no Brasil para impulsionar a gestão dos seus negócios em cursos pelo WhatsApp.
Programa é voltada para microempreendedoras que faturem até R$ 5 mil por mês (Foto: Reprodução)
O Mercado Pago lançou o ‘Agora Vai Mulher’, novo programa de educação financeira para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio. A iniciativa é voltada para microempreendedoras que faturam até R$ 5 mil mensais. Realizado a partir de abril em parceria com a Aliança Empreendedora, o programa será 100% gratuito e online, ministrado via WhatsApp para 900 mulheres do Brasil.
O ‘Agora Vai Mulher’ integra iniciativa regional da companhia que, no total, vai apoiar 3.500 mulheres microempreendedoras na América Latina. As inscrições online vão até o dia 29 de abril.
As microempreendedoras selecionadas para participar do programa serão capacitadas durante três semanas em temas de gestão, precificação, negociação e tecnologias digitais. Ao final, 100 mulheres poderão avançar para a etapa de aceleração e contar com um apoio ainda mais personalizado ministrado pela Aliança Empreendedora. Criada em 2005, a instituição capacita e apoia microempreendedores formais e informais em situação de vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.
Uma pesquisa de 2021 sobre educação financeira, realizada na América Latina pelo Mercado Pago em parceria com a consultoria Trendsity, reforça a importância do conhecimento e da inclusão. O estudo mostra uma menor participação das mulheres no sistema financeiro da região: 57% dos homens têm conta bancária, contra 51% das mulheres, sendo que apenas 10% das mulheres conseguem poupar dinheiro, contra 16% dos homens.
“O fortalecimento de empreendimentos liderados por mulheres potencializa a geração de renda e, portanto, contribui para a autonomia e emancipação feminina, impactando também suas famílias e as comunidades onde estão inseridas”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.
“Democratizar o acesso das pessoas aos serviços financeiros vai além da tecnologia e do crédito, significa oferecer conhecimento e ferramentas para que todos sejam capazes de gerir seus próprios recursos. Queremos ir além da inclusão financeira, estamos comprometidos com a educação e seremos um parceiro na jornada empreendedora dessas mulheres”, pontua Gabriela Szprinc, head de Pagamentos do Mercado Pago.
Com informações da Assessoria
Leia Mais: