Segundo o Sindidrogas, as fabricantes enfrentam entraves por falta de matéria-prima para a produção de autoteste. Maior percentual dos insumos demandados é importado.
Manaus segue sem previsão para receber autoteste para Covid-19 (Foto: Reprodução)
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a produção de seis marcas de autotestes para a Covid-19, drogarias e farmácias seguem sem acesso aos produtos. O Sindicato do Comercio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas-AM) afirma que não há previsão para o recebimento dos instrumentos para o exame.
Segundo o presidente do Sindidrogas, Alarico Rodrigues de Araujo, as redes de farmácias e drogarias, em Manaus, contam apenas com os testes importados, que são manuseados por profissionais da área da saúde para aplicação no cliente. Os exames podem ser encontrados por valores entre R$75 e R$180.
Araújo relata que as fabricantes enfrentam entraves por falta de matéria-prima para a produção de autoteste. Maior percentual dos insumos demandados é importado.
“Ainda não temos informação sobre a disponibilidade de autotestes por parte das fabricantes e não sabemos quando esses produtos chegarão a Manaus. A Anvisa regulamentou o uso de autotestes em período em que as empresas estavam em recesso. Após retornarem as atividades ainda enfrentam problemas pela falta de materiais”, comentou.
Araujo ainda informou que a escassez de matéria-prima também afeta a fabricação de xaropes, item que está em falta no mercado, a nível nacional.
De acordo com a assessoria do Grupo Tapajós, distribuidora no atacado e varejo farmacêutico, na região Norte, as drogarias que integram o grupo operam sem previsão de recebimento de autotestes.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou que cabe às fabricantes repassar informações sobre produção e datas de distribuição dos produtos.
Painel disponibilizado no site da Anvisa mostra que a agência aprovou, até o momento, seis marcas de autotestes para Covid-19. As autorizações foram concedidas a cinco fabricantes, que são: Kovalent do Brasil Ltda, Sugentech INC., Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology, Eco Diagnostica Ltda, Hangzhou Alltest Biotech CO.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: