Comerciantes de Manaus esperam um primeiro semestre um pouco melhor para a economia do Amazonas e relatam alta nas vendas de Natal e estabilidade na Black Friday.
Segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados confirmara alta nas vendas do Natal (Foto: Reprodução)
Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) aponta que 50% dos comerciantes entrevistados acredita que o primeiro semestre de 2022 será “um pouco melhor” para a economia em relação ao igual período do ano passado. A pesquisa apurou ainda que 70% dos varejistas tiveram alta nas vendas na semana do Natal, em 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
A pesquisa ouviu 56 empresas do comércio de Manaus localizadas no Centro, bairros e shopping centers da cidade. Além de sondar as perspectivas para o ano que começa, o Ifpeam ouviu os lojistas sobre os desempenhos da Black Friday, em novembro e do Natal, no fim de 2021.
Em relação à Black Friday, para 48% dos comerciantes entrevistados o desempenho foi igual ao de 2020, 32% informaram que ficou acima das expectativas e 18% disseram que o evento não correspondeu em vendas ao que era esperado.
Já o desempenho do Natal foi melhor avaliado pelos comerciantes. Para 70% houve crescimento nas vendas; sendo que 35% relataram aumento entre 11% e 20%. Em relação aos empregos temporários, 41% contrataram de 3 a 4 funcionários temporários; 41% abriram oportunidade para contratar de cinco a dez funcionários; e 18% restantes contrataram um ou dois funcionários.
Texto Emerson Medina com Assessoria
Leia Mais: