fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Investimento em sementes de malva busca nova forma de produção no AM

O cultivo de juta e malva é uma atividade que gera renda e ocupação econômica para mais de 2,08 mil agricultores familiares e produtores rurais no Amazonas.

2 de dezembro de 2021

Compartilhe

O objetivo é minimizar a dependência de sementes de outros estados (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou na última semana a implantação da segunda unidade de observação de produção de sementes de malva no município de Manacapuru.

Segundo o técnico extensionista do Idam e coordenador do Projeto Prioritário de Fibras, Suzamar Santos, a implantação da unidade demonstrativa consistiu inicialmente no preparo de uma área com adubo orgânico e de outra com adubo químico. O objetivo do experimento é avaliar as melhores formas de produção de sementes de malva, a fim de fomentar o desenvolvimento da cultura no estado.

Ainda conforme Suzamar, as sementes são importadas do estado do Pará, visto que ainda não há produção própria no município. Com os resultados da unidade de observação, será implantada a primeira unidade demonstrativa de produção de sementes de malva, no município de Parintins.

“Ainda não temos produção no estado, as sementes são importadas do Pará, e hoje os produtores estão focados em outras atividades de produção. Sendo assim, foram deixadas de lado as plantações das sementes. O projeto foi realizado com o foco de atender essa demanda”, concluiu Suzamar.

Malva e juta

O cultivo de juta e malva é uma atividade que gera renda e ocupação econômica para mais de 2,08 mil agricultores familiares e produtores rurais no Amazonas, sendo os municípios de Manacapuru, Codajás e Parintins os maiores produtores da safra 2019-2020.

Para fortalecer a cadeia produtiva da malva, o Idam, em parceria com a Ufam, tem investido na implantação de unidades de observação para produção de sementes de malva. O objetivo é minimizar a dependência de sementes de outros estados.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Gree lança novo ar-condicionado produzido na Zona Franca de Manaus

Gree lança ar-condicionado com novo design e tecnologia de purificação do ar, com produção na Zona Franca de Manaus onde emprega 1 mil funcionários.

20 de janeiro de 2022

Avanço da Ômicron pode derrubar produção de motocicletas no PIM este mês

Caso a queda na produção de janeiro se confirme, ela virá sobre números já negativos registrados em dezembro de 2021, em comparação a novembro, quando a produção caiu 32,9%.

20 de janeiro de 2022

Reajuste nos benefícios pagos pelo INSS é de 10,16% a partir de janeiro

O reajuste dos benefícios pagos pelo INSS a partir de 1º de janeiro de 2022 será de 10,16%. Aumento é aplicado também nas pensões pagas às vítimas da talidomida e outras.

20 de janeiro de 2022

CDC/Aleam e Procon-AM fiscalizam testes de Covid-19 em Manaus

CDC/Aleam e Procon-AM fazem trabalho de conscientização e apuração da cobrança por testes de detecção de Covid-19 em oferta nos laboratórios e drogarias de Manaus.

20 de janeiro de 2022

TIM abre vagas para pessoas trans e oferece graduação gratuita

Parceria da TIM com consultoria Transcedemos abre vagas para população trans presencial e remoto e ainda com a vantagem de bolsa gratuita em universidade.

20 de janeiro de 2022

Afeam liberou R$ 184 milhões para pequenos empreendedores no Estado

Afeam teve crescimento de 73,5% nas operações de crédito entre 2020, com 9,8 mil repasses e 2021, com 21 mil repasses para o fomento dos pequenos negócios.

20 de janeiro de 2022

Planos de saúde terão que cobrir realização dos testes rápidos de Covid

De acordo com a resolução da ANS, a cobertura dos testes rápidos é obrigatória a pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

20 de janeiro de 2022

Anac também autoriza Latam a manter atividades com menos comissários

Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado a mesma medida para a Azul e Gol, por conta do surto de gripe e Covid-19 que tem afastado inúmeros profissionais.

20 de janeiro de 2022