fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Indústria do Amazonas segue à mercê de reedição do decreto do IPI

Indústria segue perdendo competitividade frente às empresas que produzem nos demais centros fabris do país e é afetada pela suspensão de novos investimentos.

10 de março de 2022

Compartilhe

Indústria no AM segue à mercê de reedição do decreto do IPI (Foto: Reprodução)

Até que o texto do decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25% seja reeditado e entre em vigor, as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) seguem perdendo competitividade frente às empresas que produzem nos demais centros fabris do país, e ainda, sendo afetadas pela suspensão de projetos relacionados a novos investimentos, decorrente da insegurança jurídica.

O titular da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio, afirma que a oficialização do novo texto do decreto deverá ocorrer ao longo do mês de março, sem data prevista.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e economista, Nelson Azevedo, enquanto a reedição do decreto não estiver em vigor, excluindo os produtos que são fabricados no PIM da lista de itens que terão o imposto reduzido, o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) segue afetado. Isso porque pela determinação do decreto em vigor, as fabricantes das demais regiões do país terão menores custos para produzir um mesmo produto que é fabricado em Manaus.

Azevedo também ressaltou que nesse período, de instabilidade, investidores suspendem os projetos.

“Esperamos que essa promessa (de alteração do decreto) seja cumprida e que seja publicada o mais rápido possível. Enquanto não acontece, a ZFM é afetada porque perde as vantagens comparativas e a competitividade porque a empresa instalada em outro estado consegue produzir e vender a menores valores em relação ao PIM. Outro fator é a incerteza jurídica, que pesa para novos investimentos e planejamentos”, externou.

O presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Marcus Evangelista, também explicou que a continuidade das determinações feitas pela presidência da República por meio do decreto, sem alterações, representará riscos à continuidade do modelo industrial.

“A empresa que se propor a produzir fora do PIM terá redução de custos em relação aos custos para operar na ZFM. É possível que em função dessa redução nas despesas o empresário deixe de pensar em se instalar no Amazonas e por outro lado, os que estão operando aqui deverão ponderar se é válido retornar para próximo dos centros consumidores”, explicou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022