fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

Indicações Geográficas são conhecidas por 60% dos pequenos varejistas

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma Indicação Geográfica gostariam de vender produtos típicos regionais

22 de setembro de 2021

Compartilhe

Entre as IGs registradas no Brasil está a farinha do Uarini, do Amazonas (Foto: Reprodução)

A popularidade das Indicações Geográficas (IG) vem apresentando crescimento entre os micro e pequenos negócios de varejo. Dados de pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostram que 60% das empresas entrevistadas sabem o que é uma IG e a maioria tem interesse em vender produtos das IGs. Dos que conhecem os produtos com IG, 52% já optaram por vendê-los em seus comércios. O estudo foi feito com micro e pequenos negócios do varejo para entender como é a relação dos comerciantes com os produtos típicos regionais.

As Indicações Geográficas brasileiras são indicações de procedência ou denominações de origem que garantem a diferenciação de produtos e serviços com base na sua origem. O Brasil possui até o momento 88 IG reconhecidas dos mais diversos produtos.

Entre as IGs registradas estão o queijo da Canastra, o café da Região do Cerrado Mineiro, os vinhos finos e espumantes do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, os melões de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a farinha de mandioca do Uariri, no Amazonas, o mel do Pantanal, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre tantas outras que movimentam o mercado.

Para a analista de inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, os resultados são expressivos e podem ser ainda melhores se houver colaboração e integração entre produtores e vendedores de produtos das Indicações Geográficas nas ações de comunicação com o mercado.

“O produto com IG não é só um produto com um nome diferenciado, ele tem uma história, há mecanismos de controle em sua produção que o fazem manter características únicas. Já imaginou o dono de uma mercearia apresentar para o consumidor um queijo da Canastra ou um café da Ata Mogiana sem identificar corretamente ou realçar os seus diferenciais? Isso não pode acontecer. Por isso, é preciso que tanto os produtores, quanto os comerciantes, conheçam as características de cada região/produto e ressaltem esses diferenciais para o consumidor”, afirma.

Segundo a pesquisa do Sebrae, até mesmo aqueles empreendedores que não sabem o que é uma IG gostariam de vender em seus negócios “produtos típicos regionais”. Para 74% dos pesquisados que desconhecem o que é IG seria interessante oferecer produtos típicos mostrando-os em posição de destaque, dando amostras grátis para o consumidor conhecer ou mesmo ressaltando as características do produto por meio de uma identificação destacada.

“Apesar do crescimento da popularidade das IGs, ainda estamos em processo de expansão do conhecimento desse conceito pelo mercado. Os empreendedores podem explorar o potencial desses produtos no mercado. São produtos especiais que contam histórias de regiões e pessoas. O que falta é alinhamento e comunicação entre produtores e comerciantes”, observa Hulda.

Selo Nacional de Indicação Geográfica

A criação do selo nacional de Indicação Geográfica é apontada pela maioria (67%) dos entrevistados como uma medida que irá impulsionar as vendas de produtos com IGs, já que os consumidores irão identificar com mais facilidade esses produtos.

“Até o fim deste ano teremos o lançamento oficial do selo nacional das IGs. Será uma identificação única para todas as 88 IGs que temos até o momento e para as que vierem a registradas. A expectativa é que o lançamento ocorra em dezembro”, adiantou a analista.

Perfil

A pesquisa realizada pelo Sebrae abordou uma amostra específica de donos de micro e pequenos negócios do comércio com potencial de vender produtos típicos regionais. Nessa amostra, os microempreendedores individuais são a maioria (48%), seguidos pelas microempresas (41%) e empresas de pequeno porte (11%).

A idade da maior parte dos respondentes fica entre 36 e 55 anos, com nível de escolaridade superior para 64% dos entrevistados. Em relação a cor da pele, 60% declararam-se brancos, 37% negros, 2% outros e 2% não quiseram informar.

Conceito

Conceito: Indicação Geográfica (IG) é um nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada quando determinada qualidade, reputação ou outra característica é essencialmente atribuída a essa origem geográfica.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Vendedor, analista, motorista e outros; confira as vagas de emprego em Manaus

Mora em Manaus e está à procura de emprego? O Sine Manaus oferta 126 vagas nesta segunda-feira (25). Fique atento aos critérios para cada vaga e o procedimento de seleção.

24 de outubro de 2021

Suframa prevê investimentos de R$ 7,9 bilhões e 1,4 mil novos empregos

A diversificação da produção de motocicletas elétricas, que deve gerar 218 novos postos de trabalho e investimentos de R$ 54 milhões, foi apresentada na reunião.

24 de outubro de 2021

Selos Brasileiros são criados para identidade única das Indicações Geográficas

Criação dos Selos é uma iniciativa liderada pelo Ministério da Economia/INPI, em parceria com o Sebrae e o Ministério da Agricultura, que irá agregar valor aos produtos.

23 de outubro de 2021

AM é líder em investimento em recursos humanos altamente qualificados

Com recursos de mais R$ 100 milhões, Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu, da Fapeam, investe na formação de recursos humanos altamente qualificados no estado.

23 de outubro de 2021

Amazonas teve a pior taxa de sobrevivência de empresas do país em 2019

Em 2019, só 16,3% das unidades locais de empresas do Amazonas seguiam ativas após dez anos de existência. Na Região Norte, a taxa de sobrevivência das unidades era de 19,0%.

23 de outubro de 2021

Supermercados cresceram 25% com retomada de projetos em 2021

Levantamento da Geofusion aponta para uma possível recuperação no ritmo de expansão dos supermercados. Projetos interrompidos por conta da pandemia foram retomados.

23 de outubro de 2021

Guedes minimiza exoneração de secretários e diz que saída é ‘natural’

Saída de quatro secretários da pasta aconteceu após manobra do governo federal para furar o teto de gastos e garantir o benefício de R$ 400 para o Auxílio Brasil.

22 de outubro de 2021

Contas externas têm déficit de US$ 1,7 bilhão em setembro, diz Banco Central

Em 12 meses, o déficit em transações correntes é de US$ 20,702 bilhões, 1,3% do Produto Interno Bruto, ante o saldo negativo de US$ 19,349 bilhões em setembro de 2021.

22 de outubro de 2021