fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Sebrae participa da Indicação Geográfica do Pirarucu de Mamirauá

Indicação Geográfica do Pirarucu de Mamiraua contempla nove municípios. que passam a ter reconhecimento por produzir o pirarucu por meio de um saber-fazer dos ribeirinhos.

14 de julho de 2021

Compartilhe

Instituto Mamiraua trabalha há décadas com os manejadores (Foto: Reprodução/Instituto Mamirauá)

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) homologou a Indicação Geográfica do Pirarucu de Mamiraua.

A região, que contempla nove municípios, passa a ter reconhecimento por produzir o pirarucu por meio de um saber-fazer dos ribeirinhos, que, somado às características únicas do ambiente, resulta nesse produto tão especial.

O Instituto Mamiraua trabalha há décadas com os manejadores desenvolvendo a metodologia que mistura o conhecimento tradicional à ciência.

O Sebrae trabalha em parceria com a Federação dos Manejadores, em acordos de pesca, junto com o Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento (MAPA), o Instituto Mamiraua, o Instituto Fonte Boa,e outros parceiros.

Os primeiros estudos do projeto conjunto entre o Sebrae e o Instituto Mamiraua iniciaram em 2014, puxando o movimebto com a adesão dos manejadores e demais instituições.

O Sebrae foi um dos protagonistas nesta conquista histórica , por ter apoiado e realizado diversas oficinas sobre a Indicação Geográfica do Pirarucu de Tefé e região, e destacado a importancia do valor agregado da despesca com respeito às normas do Ibama entre os pescadores.

Mérito dos ribeirinhos

Segundo o analista técnico e coordenador do escritório do Sebrae em Tefé, José Antonio, esta vitória é mérito dos ribeirinhos que desenvolveram um método único de contagem e despesca sustentável do peixe, revertendo o risco de sua extinção.

“O Sebrae vem trabalhando neste tema há anos e, agora, o resultado deste trabalho, com outros parceiros, nos deixa muito feliz”.

Ele destaca também, que com a IG do Pirarucu, a tendência firme é de melhorar a qualidade de vida dos pescadores que vivem em centenas de comunidades com lagos na região.

União de forças

A diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti, destaca “que a IG do Pirarucu é fruto de muita dedicação e união de forças com quem participa de toda a cadeia produtiva, notadamente, às comunidades ribeirinhas, com quem o Sebrae está identificado no desenvolvimento do empreenderismo regional”.

A diretora técnica do Sebrae, Adrianne Antony Gonçalves, também tem sido uma referência no apoio de campo, que levou a conquista desta IG, “que orgulha os amazonenses, pelo ineditismo e pelas práticas sustentáveis que elevaram o patamar da qualidade de vida no interior”.

Além da IG do Pirarucu, o Sebrae também esteve presente na conquista das IGs do guaraná de Maues, do peixe ornamental de Barcelos, do abacaxi de Novo Remanso e da farinha do Uarini.

Fonte: Sebrae-AM

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

CNC: comércio terá a melhor contratação de temporários desde 2013

Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano. Segundo previsão da CNC, as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

24 de setembro de 2021

Índice de Preços ao Consumidor tem variação de 1,14% em setembro

Com isso, o IPCA-15 apresenta a maior variação mensal desde fevereiro de 2016, quando encerrou em 1,42%. Variação mensal deste mês foi a maior para setembro desde 1994.

24 de setembro de 2021

Preços de mercadorias e combustíveis pressionam os pequenos negócios

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, esses são os principais gastos das empresas.

24 de setembro de 2021

Mentoria ‘Gestão 4.0 Amazônia’ foca em empresários e executivos

Evento, que acontece nos dias 1° e 2 de outubro em Manaus, tem como objetivo elevar a capacidade técnica e as habilidades de empresários e altos executivos da cidade.

24 de setembro de 2021

Indústria e comércio devem puxar contratos temporários no trimestre

Indústria mantém projeção de aumento na oferta de trabalho temporário mesmo em meio à falta de insumos. Comércio também prevê admitir cerca de 3 mil trabalhadores temporários

24 de setembro de 2021

Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30

Comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021.

24 de setembro de 2021

Nilton Lins lança programa de formação superior em Turismo Sustentável

Programa será realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) e é voltado para estudantes e profissionais que já atuam na área, principalmente nos municípios do interior.

24 de setembro de 2021

Preço do gás de cozinha pode superar os R$ 100 em novo reajuste

Alta acumulada de 96% nos preços do propano, matéria-prima para o gás de cozinha, no mercado internacional em 2021 já pressiona o preço do combustível aqui no Brasil.

24 de setembro de 2021