fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Idam estimula atividades da mandioca e farinha em comunidades indígenas

O Idam encerrou nesta terça-feira (5) uma série de atividades voltadas à culturas realizadas em comunidades indígenas como a da mandioca e farinha.

6 de abril de 2022

Compartilhe

O órgão realizou ações em São Gabriel Da Cachoeira(Foto: Divulgação/Idam)

Com objetivo de fortalecer o plantio de mandioca para produção de farinha em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) encerrou nesta terça-feira (5) uma série de atividades voltadas à cultura realizadas em comunidades indígenas.

Entre as atividades estão a visita técnica na Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca implantada pela unidade local do Idam como meta do Projeto Prioritário de Mandioca. A UD foi implantada na Cooperativa Indígena Baniwa de Produção e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Coopibem), distante 4 quilômetros por via fluvial da sede do município. Na localidade, o plantio-modelo da mandioca foi baseado no trio de produtividade e envolve 16 cooperados.

Para o gerente da unidade local do Idam no município, Francimar dos Santos, a ação é um marco histórico para São Gabriel da Cachoeira.

“Nosso município possui população majoritariamente indígena, quatro línguas oficiais além do português e representatividade por 23 etnias, e um enorme potencial de mercado a ser trabalhado”, apontou.

Também foram realizados cursos de Boas Práticas de Produção de Farinha em duas comunidades indígenas do município: na comunidade Cumati, localizada no Médio Rio Xié, distante 160 quilômetros da sede do município, e na comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, no Médio Rio Negro, distante 14 quilômetros da sede. Ao todo, o curso beneficiou 44 produtores indígenas da etnia Baré e Tuyuka.

Ainda segundo Francimar, ao final do curso de Boas Práticas de Produção de Farinha, foi lançada a primeira marca de farinha da cidade, assim como o desenvolvimento do rótulo com o padrão comercial vigente e simbologias indígenas, além de apresentar farinhas de qualidade e com potencial de vendas.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Saiba avaliar os custos envolvidos na compra da casa própria

Os gastos com a casa própria vão além do financiamento e precisam constar do planejamento, incluindo os gastos fixos mensais com água, luz, gás e internet.

28 de maio de 2022

Em Manaus, empresa oferta vagas de emprego na área da Segurança

A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, por meio de um perfil na rede social LinkedIn.

28 de maio de 2022

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022