fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Idam e agência alemã GIZ discutem projetos de capacitação para o interior

Objetivo é discutir projetos de capacitação de técnicos e apoiar as famílias rurais com informação técnica e políticas de desenvolvimento rural, com foco na bioeconomia.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

Projeto visa capacitar técnicos nos 62 municípios do estado (Foto: Reprodução)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) reuniu com a equipe da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), na quarta-feira (17), para discutir projetos de capacitação de técnicos que atuam nos 62 municípios do estado. O objetivo é apoiar as famílias rurais com informação técnica e políticas de desenvolvimento rural, com foco na bioeconomia.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Idam dará mais um passo para construir modelos de capacitações estruturantes.

“Com apoio do governador Wilson Lima e do secretário Petrucio Magalhães, já estamos investindo de forma intensiva na capacitação do corpo técnico. E agora vamos especializar um grupo de capacitadores dentro do Idam. Nosso foco será na bioeconomia, no extrativismo moderno e na produção rural a partir de uma agropecuária sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico”, explicou Cardoso.

Para o diretor da área de Bioeconomia da GIZ, Benno Pokorny, uma assistência técnica qualificada irá fazer a diferença na zona rural.

“Vi aqui uma grande possibilidade de formar uma assistência técnica diferenciada e que chegue até as pessoas que precisam deste serviço. A nossa proposta é iniciar um processo de capacitação mais intensiva, uma assistência técnica dentro do Idam chamada de Núcleo de Informação. A ideia é formar multiplicadores de informação e também de supervisão de tudo que já foi realizado”, explicou.

Projeto visa formação de técnicos

Desde janeiro de 2021, o Idam vem intensificando a capacitação de técnicos nas mais diversas áreas de atuação do setor primário, e a criação do Núcleo de Informação tem como finalidade fortalecer ainda mais a informação técnica que chega no  campo por meio do extensionista rural.

O Idam auxilia o agricultor familiar, principal público atendido pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desde a emissão de documentos para participação em programas institucionais, informação técnica para que possa investir em tecnologias e melhorar sua produção, elaboração de projetos de crédito rural para investimentos na estrutura de produção familiar e apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar. 

A previsão é que as capacitações de técnicos para criação do Núcleo de Informação iniciem em janeiro de 2022, de forma híbrida.

Representando a GIZ, participaram também da reunião os coordenadores do projeto de Bioeconomia e Cadeias de Valor da agência, Cláudia de Souza e Carlos Demeterco; e, pelo Idam, a diretora de Planejamento Institucional, Lucelisy Borges; o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Luiz Herval; e os gerentes das áreas de produção vegetal e florestal, Anecilene Buzaglo e Luiz Rocha.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022

Veja quais são as novas regras para atendimento nas agências do INSS

Novas regras passam a valer a partir da segunda-feira (4). Mudança inclui a determinação de que as agências fiquem abertas na semana, por seis horas diárias, sem interrupção.

30 de junho de 2022

Polo de Duas Rodas confirma projeção de crescimento no AM em 8% para 2022

Abraciclo e Sedecti realizaram encontro para discutir projetos de melhorias e fortalecimento do Polo de Duas Rodas instalado na Zona Franca de Manaus e que terá crescimento.

30 de junho de 2022

Transportadoras fluviais de cargas do AM podem entrar em greve por 10 dias

Sindarma afirma que uma possível paralisação das transportadoras também iria afetar o abastecimento das cargas nos estados vizinhos do Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

30 de junho de 2022