fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Idam e agência alemã GIZ discutem projetos de capacitação para o interior

Objetivo é discutir projetos de capacitação de técnicos e apoiar as famílias rurais com informação técnica e políticas de desenvolvimento rural, com foco na bioeconomia.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

Projeto visa capacitar técnicos nos 62 municípios do estado (Foto: Reprodução)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) reuniu com a equipe da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), na quarta-feira (17), para discutir projetos de capacitação de técnicos que atuam nos 62 municípios do estado. O objetivo é apoiar as famílias rurais com informação técnica e políticas de desenvolvimento rural, com foco na bioeconomia.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Idam dará mais um passo para construir modelos de capacitações estruturantes.

“Com apoio do governador Wilson Lima e do secretário Petrucio Magalhães, já estamos investindo de forma intensiva na capacitação do corpo técnico. E agora vamos especializar um grupo de capacitadores dentro do Idam. Nosso foco será na bioeconomia, no extrativismo moderno e na produção rural a partir de uma agropecuária sustentável do ponto de vista ambiental, social e econômico”, explicou Cardoso.

Para o diretor da área de Bioeconomia da GIZ, Benno Pokorny, uma assistência técnica qualificada irá fazer a diferença na zona rural.

“Vi aqui uma grande possibilidade de formar uma assistência técnica diferenciada e que chegue até as pessoas que precisam deste serviço. A nossa proposta é iniciar um processo de capacitação mais intensiva, uma assistência técnica dentro do Idam chamada de Núcleo de Informação. A ideia é formar multiplicadores de informação e também de supervisão de tudo que já foi realizado”, explicou.

Projeto visa formação de técnicos

Desde janeiro de 2021, o Idam vem intensificando a capacitação de técnicos nas mais diversas áreas de atuação do setor primário, e a criação do Núcleo de Informação tem como finalidade fortalecer ainda mais a informação técnica que chega no  campo por meio do extensionista rural.

O Idam auxilia o agricultor familiar, principal público atendido pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desde a emissão de documentos para participação em programas institucionais, informação técnica para que possa investir em tecnologias e melhorar sua produção, elaboração de projetos de crédito rural para investimentos na estrutura de produção familiar e apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar. 

A previsão é que as capacitações de técnicos para criação do Núcleo de Informação iniciem em janeiro de 2022, de forma híbrida.

Representando a GIZ, participaram também da reunião os coordenadores do projeto de Bioeconomia e Cadeias de Valor da agência, Cláudia de Souza e Carlos Demeterco; e, pelo Idam, a diretora de Planejamento Institucional, Lucelisy Borges; o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Luiz Herval; e os gerentes das áreas de produção vegetal e florestal, Anecilene Buzaglo e Luiz Rocha.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inflação medida pelo IPC-S sobe para 1,08% em novembro, diz FGV

Alta da taxa de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. Inflação de transportes mais do que duplicou no período.

1 de dezembro de 2021

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021