fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Wilson Lima convoca 227 aprovados no concurso do Idam

Os profissionais atuarão nos 62 municípios do Estado e serão lotados, conforme o polo de aprovação, em uma das 66 unidades locais do Idam na capital e no interior do estado.

21 de outubro de 2020

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (21/10), no auditório da Secretaria de Produção Rural (Sepror), no Japiim, o decreto de nomeação dos 227 aprovados no concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizado em 2018.

Os profissionais atuarão nos 62 municípios do Amazonas e serão lotados, conforme o polo de aprovação, em uma das 66 unidades locais do Idam na capital e no interior do estado.

Foram chamados os aprovados dos níveis Fundamental, Médio e Superior, para os cargos de engenheiro, médico veterinário, assistente social, técnico de nível superior, técnico em agropecuária, técnico extensionista social, assistente técnico, motorista e motorista fluvial.

“Nós damos aqui um passo importante e destacamos dois aspectos: primeiro, o reconhecimento a esses concursados que se dedicaram para serem aprovados no certame; e também nós entregamos ao setor primário mais mão de obra, são 227 técnicos para garantir assistência técnica. A maioria deles irá para o interior, outra parte irá ficar aqui na capital”, destacou o governador.

Segundo Wilson Lima, a convocação é resultado do compromisso do Governo do Amazonas com o setor primário, fundamental para a economia do estado durante a pandemia.

“Tudo isso demonstra o compromisso que nós temos com esse setor, entendendo que ele é fundamental nesse momento de retomada das atividades econômicas”, disse.

“Enquanto vários estados estão demitindo, cortando salários, nós estamos reconhecendo o trabalho desses profissionais, resultado de um planejamento que a gente teve e também do compromisso que a gente tem com essas pessoas e com a coisa pública”, acrescentou.

Assistência técnica

Autarquia vinculada ao Sistema Sepror, o Idam tem como finalidade a supervisão, coordenação e execução de atividades de assistência técnica e extensão rural, no âmbito das políticas e estratégias dos governos federal e estadual para os setores agropecuário, florestal, pesqueiro e agroindustrial.

Segundo o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, cerca de 85% dos novos servidores atuarão no interior e 15% na capital, sendo fundamentais para reforçar as políticas estaduais de promoção humana e desenvolvimento no meio rural.

“Esse pessoal será a nossa força-tarefa lá na infantaria de combate à pobreza e promoção humana, que é um ato singular na história da economia rural do Amazonas, na história da gestão pública do setor primário do Amazonas, na história do Idam, um ato ímpar que o governador Wilson Lima teve a coragem e a iniciativa de promover, que é o chamamento dos concursados”, ressaltou.

Para o engenheiro agrônomo Thiago Rocha, que representou os concursados na solenidade de convocação, os profissionais que entrarão na Idam a partir de agora vão fortalecer ainda mais o setor primário do Amazonas.

“Eles chegam para fortalecer o órgão que é o Idam, que precisa muito de nova força de trabalho para trabalhar em prol da qualidade de vida dos agricultores do estado, tendo como ferramenta a extensão rural, a assistência técnica”, disse ele.

Protocolos

O Idam instaurou uma comissão para tratar dos procedimentos necessários para a posse dos novos servidores. A comissão trabalha na elaboração de um calendário de posse seguindo todas as recomendações sanitárias, conforme protocolos estabelecidos em função da pandemia da Covid-19, bem como do curso de capacitação para que cada servidor seja lotado em uma das unidades locais do Idam.

Fonte: Secom

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022