fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Hotelaria reage e tem ocupação de 23% nos primeiros dias de maio

Aumento na taxa de ocupação foi de 5% de abril para maio. Apesar da leve recuperação, segmento sente impactos da menor demanda decorrente da gravidade da pandemia no país.

12 de maio de 2021

Compartilhe

Hotéis sentem leve retomada na demanda em maio (Foto: Reprodução)

O segmento hoteleiro registra leve recuperação na demanda, após meses de interrupção nos trabalhos por conta da pandemia. Nos primeiros dias de maio, a taxa de ocupação dos hotéis é de 23%, em relação à capacidade total de leitos ofertados. Em abril, esse índice era de 18%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do Amazonas (ABIH-AM).

O presidente da ABIH-AM, Roberto Bulbol, informa que o fluxo de clientes recepcionados nos hotéis, atualmente, é considerado como normal. Ele avalia que a insegurança da população em viajar, por conta da pandemia, consequentemente, gerou reestruturação na malha aérea e afetou diretamente o receptivo no estado.

Empresas reduziram a oferta de voos, aumentaram as conexões, interromperam voos internacionais, dentre outras mudanças, que constantemente são anunciadas pelas empresas aéreas.

“Sentimos um crescimento lento na frequência dos hotéis, uma pequena retomada. Apesar da redução de casos e de óbitos por Covid-19, no estado, nas demais regiões do país a crise está severa e as pessoas têm medo de viajar. Somente a vacinação proporcionará segurança ao turista”, disse.

“Sofremos por dificuldade logística e precisamos dos turistas, que só conseguem chegar ao estado por transporte aéreo”, completou.

Reestruturação para não fechar as portas

Segundo Bulbol, desde o período mais severo da pandemia até os dias atuais, para não fechar as portas, os proprietários dos hotéis optam pelas reformas nos prédios e adoção de medidas trabalhistas.

“É difícil manter uma estrutura em funcionamento, sem hóspedes. Alguns optam por reformas, manutenção, fechamento de departamentos dos hotéis, redução de horários dos colaboradores, escala de trabalho, e em último caso, demissões”.

O presidente estima que desde o início da pandemia o setor já registrou redução no quadro laboral de aproximadamente 58% do total de funcionários registrados antes da pandemia.

Texto: Priscila Caldas  

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Entenda os fatores que pressionam a inflação no Brasil e no mundo

Tensões geopolíticas internacionais e fatores internos, como problemas climáticos e incertezas políticas deste ano, puxarão os índices de preços pelo menos no 1º trimestre.

26 de janeiro de 2022

Seis delegados e 25 chefes da Receita Federal no AM entregaram os cargos

Entrega de cargos de delegados e chefes da Receita Federal no Amazonas torna mais burocrática e morosa a liberação de mercadorias nos terminais do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Grupo amazonense de supermercados reforça vendas pelo Whatsapp

Grupo DB de supermercados aposta em serviço de delivery pelo perfil do Whatsapp para manter regularidade das vendas em meio a alta de casos de Covid-19 em Manaus.

26 de janeiro de 2022

Prévia da inflação, IPCA-15 de janeiro fica em 0,58%, informa IBGE

Resultado foi puxado pela queda de 0,41% no grupo dos transportes, que foi influenciado pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%).

26 de janeiro de 2022

Setor de energia solar quer reverter taxação sancionada por Bolsonaro

Movimento Solar Livre tem um ano para mobilizar o setor de energia solar e reverter a taxação sancionada em janeiro aos usuários desse sistema de energia limpa.

26 de janeiro de 2022

BNDES anuncia ampliação de orçamento do Fundo Socioambiental

Orçamento passa a ser de R$ 150 milhões. Segundo o presidente Bolsonaro, os recursos têm foco em projetos voltados para educação, meio ambiente e geração de emprego e renda.

26 de janeiro de 2022

Indústria termoplástica chega ao PIM com investimentos de R$ 17 milhões

Norpolim Nordeste Polímeros Indústria e Comércio de Termoplástico Ltda pertence ao grupo Plasvan que é referência no setor de termoplásticos no país.

26 de janeiro de 2022

Trabalhador formal está há 3 anos sem ganho salarial real, diz pesquisa

Salariômetro da Fipe confirma que o salário dos trabalhadores formais encerrou pelo terceiro ano (2021) consecutivo com reajustes abaixo da inflação medida pelo INPC.

26 de janeiro de 2022