fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

Geração de emprego na construção civil cresceu 77% em 2021

Caged apontou que o segmento foi o quarto setor que mais empregou no estado no último ano. Evolução do emprego ainda foi afetada pela economia.

1 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Construção civil registrou desempenho positivo na geração de emprego em 2021 (Foto: Reprodução)

O setor da construção civil encerrou 2021 com geração de mais de três mil empregos formais, no saldo entre demissões e contratações, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência. O número é 77% superior ao registrado no ano anterior.

Segundo o Caged, no acumulado de 2021 o segmento registrou o saldo de 3.072 contratações, aparecendo como o quarto setor, no estado, que mais contratou nos 12 meses. Enquanto em 2020 a diferença entre desligamentos e admissões foi de 716 empregos gerados.

A construção civil emprega, atualmente, 23.207 trabalhadores, conforme os números do Caged.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, explica que apesar do saldo anual positivo na evolução das contratações, o desempenho da geração de empregos foi afetado nos primeiros meses do ano pela pandemia da Covid-19 e no último trimestre, por fatores econômicos.

“No início do ano enfrentamos a pandemia, e em seguida, no último trimestre, dificuldades em relação à inflação, ao aumento nos valores dos insumos e consequentemente, ao baixo poder de compra da população, elevadas taxas de juros, alta da taxa Selic. Isso tudo implicou nas novas contratações e nos lançamentos de novos projetos”, avaliou.

O setor manteve saldos positivos na geração de emprego de março a setembro.

Evolução mensal do emprego

A evolução mensal do emprego formal da construção civil no estado registra os seguintes resultados, segundo o Caged: janeiro (-70); fevereiro (-340); março (+790); abril (+444); maio (+211); junho (+959); julho (+616); agosto (+957); setembro (+374); outubro (-399); novembro (-81) e dezembro (-389).

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022