fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Prazo de entrega de veículos novos para empresas chega a 180 dias

Frotistas ainda são afetados pelo tempo prolongado para recebimento dos carros. Atualmente, as empresas aguardam entre 150 e 180 dias para receber os veículos novos.

10 de março de 2022

Compartilhe

Fornecimento de carros novos para locadoras chega a 180 dias (Foto: Reprodução)

O prazo para o fornecimento de automóveis novos para o segmento do varejo reduziu, alcançando quase a normalidade. Por outro lado, frotistas ainda são afetados pelo tempo prolongado para recebimento dos veículos. Atualmente, as empresas aguardam entre 150 e 180 dias para receber os veículos zero quilômetro. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Amazonas (Sincodiv-AM).

De acordo com o presidente do Sincodiv-AM, João Braga Neto, desde o último mês as concessionárias tomaram ‘fôlego’ em relação ao abastecimento de veículos. Ele afirma que há modelos que estão disponíveis à pronta entrega e outros, levam até 30 dias para serem entregues ao cliente, prazo que é considerado dentro da normalidade.

Neto explica que no caso da venda direta, que é a modalidade de negócio que atende pessoa jurídica, e segmentos específicos como o de taxistas, por exemplo, o tempo para a entrega dos carros ainda é extenso, alcançando os 180 dias. A alternativa para esse segmento, segundo o presidente, é se programar para manter a frota até conseguir a renovação.

“A tendência é que a disponibilidade dos veículos melhore cada vez mais. Algumas lojas conseguem atender com modelos específicos, à pronta entrega. E outros modelos, demoram em média 30 dias para serem entregues”, relatou.

Segundo o diretor regional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Sidney Galdeano, o aumento na taxa de juros e o gargalo no processo produtivo automotivo afetam o setor de locação, no estado. Ele relata que as empresas aguardam entre 150 e 180 dias para receberem os veículos novos.

Galdeano afirma que a demanda pela locação de veículos é crescente, seja por parte de pessoas físicas ou jurídicas.

“Anteriormente o prazo para a entrega dos carros era entre 30 e 45 dias e por conta dos problemas enfrentados pelas fabricantes esse prazo chega a até 180 dias, atualmente. As locadoras ainda enfrentam outros problemas como os juros altos dos financiamentos e o aumento mensal nos valores dos automóveis, reajuste repassado pelas fabricantes”, comentou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022