fbpx

domingo, 03 de julho de 2022

Veículos: venda de novos cresceu e usados foram afetados em setembro

Comercialização de veículos novos cresceu em setembro, enquanto a comercialização de seminovos sofreu oscilação por conta de fatores sociais e políticos.

6 de outubro de 2021

Compartilhe

Venda de veículos novos cresceu em setembro e setor de seminovos teve retração (Foto: Reprodução)

Em setembro, a comercialização de veículos novos cresceu 23,49% no estado em relação a agosto. Na comparação com setembro de 2020 as vendas registraram queda. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Conforme a entidade, em setembro foram distribuídos 5.178 automóveis novos ao estado. No mês anterior esse número totalizou 4.193 veículos. Quando comparado a setembro de 2020, quando as concessionárias comercializaram 5.729 veículos novos, houve retração de 9,62% nas negociações.

Na análise de janeiro a setembro deste ano foram vendidos 38.365 veículos, volume que representa crescimento de 10,46% em relação ao acumulado em igual período de 2020.

Por outro lado, o segmento de veículos seminovos e usados, que também segue demanda crescente, apresentou retração de 2,2% nas negociações, em setembro na comparação com agosto.

Segundo o presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos Automotores do Amazonas (Sincodiv-AM), João Braga Neto, apesar do aumento no volume de automóveis recebidos em setembro pelas concessionárias, o cenário de dificuldades para o recebimento dos carros ainda continua. Problema decorrente da falta de insumos à indústria automotiva.

“O tempo de espera para receber um veículo novo, que antes era de 30 dias, agora é de 60 dias. A Fenabrave nos informou que a previsão de melhoria e de possível normalização é para o primeiro trimestre de 2022. Enquanto isso, as concessionárias menores são as que mais sofrem porque acabam sendo obrigadas a reduzir o quadro de colaboradores. As lojas maiores estão conseguindo manter os funcionários”, disse.

Manifestações geraram incerteza nas vendas

Números da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) apontam que em setembro o estado foi responsável pela comercialização de 9.838 carros seminovos e usados, considerando as diversas categorias. Em agosto esse saldo foi de 10.061. A retração foi de 2,2%.

Em relação a setembro de 2020, quando foram vendidos 11.526, houve queda de 14,6%. No acumulado do ano o crescimento foi de 7% na comparação aos nove meses de 2020.

De acordo com o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, o mês de setembro foi reduzido em relação aos dias úteis por conta do feriado da semana da Pátria e o consumo ainda foi afetado pelas incertezas motivadas pelas manifestações políticas anunciadas para o período.     

“As manifestações políticas anunciadas antecipadamente tirou muitas pessoas das ruas, preocupadas com possíveis distúrbios que poderiam acontecer. As variações mensais podem acontecer, pois dependem do humor do mercado. O cenário envolve a falta de carros zero no mercado, o aumento dos preços do seminovo e usado, o que pode ter feito a procura diminuir um pouco para o mercado se ajustar”, disse.

“O aspecto positivo dos dados é que o acumulado em vendas continua com o viés positivo e, pela nossa expectativa, deve continuar assim até o final do ano”, completou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

A Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação.

2 de julho de 2022

Aumenta o número de brasileiros endividados acima de 60 anos

Ao todo, o país tem 66,1 milhões de endividados – recorde da série histórica iniciada em 2016. Antes, o pico do endividamento foi atingido em abril de 2020, com 65,9 milhões.

2 de julho de 2022

Leis que beneficiam policiais e professores são sancionadas no AM

Governador do Amazonas beneficia policiais civis com equiparação da aposentadoria e professores da rede pública estadual de ensino com 14º e 15º salários.

2 de julho de 2022

Manaus vai sediar maior evento de networking de Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para o ‘AATEC Day 2022’, evento gratuito voltado para gestores e profissionais de Tecnologia e Inovação. Evento vai acontecer em 23 de julho.

1 de julho de 2022

Micro e pequenas empresas poderão renegociar dívidas com a União até 31 de outubro

Inadimplência tributária pode ocasionar a exclusão do Simples Nacional, importante regime criado para as MPE, que proporciona o recolhimento de impostos em via única.

1 de julho de 2022

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência energética a partir de hoje

Nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, um QR Code vai remeter ao status do refrigerador.

1 de julho de 2022

AM pode atrair investimentos de bancos internacionais, diz BNDES

Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, participa de eventos que discutem investimentos e economia verde da Amazônia, em Manaus com bancos internacionais.

1 de julho de 2022

Festa do Leite e Feira Agropecuaria devem injetar R$ 5 milhões em Autazes

Festa do Leite e Feira Agropecuária de Autazes terão instituições bancarias com oferta de linhas de créditos voltadas para produtores do setor rural do município.

30 de junho de 2022